Foto: Emin Sansar/Anadolu via Getty Images

Uma imagem marcante chocou o futebol turco nesta segunda-feira. O presidente do Ankaragücü, Faruk Koca, invadiu o campo após empate por 1 a 1 com o Rizespor e deu um soco no rosto do árbitro Umut Meler, que logo caiu no gramado (assista abaixo). A agressão provocou reação de jogadores, clubes e até do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Koca invadiu o gramado após o Rizespor marcar o gol de empate aos 51 do segundo tempo (assista acima). O presidente do Ankaragücü se irritou também com um possível pênalti não marcado para sua equipe logo no lance seguinte. O dirigente logo foi contido após a agressão e separado de Umut Meler.

O Rizespor logo se manifestou, nas redes sociais, e condenou o ato do cartola rival. A manifestação foi seguida por uma reação de vários clubes da Superliga Turca, todos com o mesmo tom. Principais times do país, Fenerbahçe, Galatasaray e Besiktas condenaram o ataque. A liga e a Federação de futebol do país ainda não se posicionaram sobre o caso.

Autoridades também reagiram, como o ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, o ministro da Juventude e do Esporte, Osman Aşkın Bak, e o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

– Condeno o ataque ao árbitro Halil Umut Meler após o jogo MKE Ankaragücü x Çaykur Rizespor disputado esta noite e desejo-lhe uma rápida recuperação. Esporte significa paz e fraternidade. O esporte é incompatível com a violência. Nunca permitiremos que a violência ocorra nos desportos turcos.

O QUE ACONTECEU É INACEITÁVEL

Acompanhamos o ataque ao árbitro Halil Umut Meler no jogo Ankaragücü x Rizespor disputado esta noite com espanto, surpresa e tristeza. Desejamos que Halil Umut Meler melhore logo. Condenamos nos termos mais veementes todos aqueles que são responsáveis ​​por estes acontecimentos e que demonstram esta atitude.

A partida foi válida pela 11ª rodada do Campeonato Turco. O Ankaragücü é o 11º colocado da liga, com 18 pontos, e o Rizespor é o oitavo, com 22 pontos.

Com informações de: Ge 

Artigo anteriorIbama combate queimadas e desmatamento em Autazes; multas ultrapassam a R$ 1,3 milhão
Próximo artigoAluno convulsiona, tem parada cardíaca e é reanimado por PM