TJAM – A obra possui 200 páginas, com muitas ilustrações e fotos, reprodução de documentos históricos, e detalhes arquitetônicos de prédios do Poder Judiciário.

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que está cumprindo agenda em Manaus durante esta sexta-feira (14), recebeu das mãos do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, uma edição do livro “O Poder Judiciário na História do Amazonas”, lançado durante em dezembro do ano passado.

A obra, que foi entregue durante o almoço oferecido pelo Governo do Estado do Amazonas à presidente Dilma e autoridades, resgata a memória do Poder Judiciário no Estado do Amazonas, abordando a Justiça desde o tempo do Império, o ordenamento legal no século XX e começo do século XXI, as instalações, as inovações tecnológicas e outros assuntos.

O presidente do TJAM, desembargador Ari Moutinho, disse se sentir honrado pelo interesse demonstrado pela presidente da República para com a história da Justiça amazonense e ressaltou a importância da obra para reflexões do cidadão brasileiro.

A edição possui 200 páginas e traz registros históricos da política amazonense e as interferências no Judiciário local. No início do Governo Provisório de Getulio Vargas, por exemplo, o interventor do Estado do Amazonas Álvaro Maia, em 1931, por não aceitar uma decisão do Superior Tribunal de Justiça do Estado, relativamente a um crime de natureza privada, dissolveu a Corte, aposentou compulsoriamente os seus membros e nomeou em seu lugar pessoas de sua confiança política.

Na capital amazonense, a presidente entregou as unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida” e ainda visitou as obras da Arena da Amazônia Vivaldo Lima, estádio que receberá a Copa do Mundo de 2014 no Amazonas.

Agenda Dilma Roussef

Na manhã desta sexta-feira (14), a presidente participou da inauguração do “Viver Melhor”, no bairro de Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus, onde foram entregues 5.384 unidades habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”, que devem beneficiar mais de vinte mil pessoas.

Durante a tarde, às 14h30, Dilma visitará as obras da Arena da Amazônia. O estádio está em fase de conclusão e, segundo o governador Omar Aziz, deve ser inaugurado em até 15 dias. Após a visita à Arena, Dilma entregará o Barco Escola Samaúma II, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), na Estação Naval do Rio Negro – Comando 9º Distrito Naval, localizado no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus.

Artigo anteriorMagistrados do AM visitam Arena da Amazônia para tratar da instalação do Juizado do Torcedor
Próximo artigoJohnny Jack Mesclado faz show para lançamento de turnê nacional