Ministra Rosa Weber (no detalhe) quer realizar um sonho no Amazonas, conhecer o Pico da Neblina (Montagem Fato Amazônico)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, lançará a primeira tradução oficial da Constituição Federal em língua indígena nesta quarta-feira (19), em São Gabriel da Cachoeira.

A ministra quer também realizar um sonho no Amazonas, conhecer o pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, com 2.995,30 metros de altitude. O local é uma das maravilhas naturais do mundo.

Para ao Pico da Neblina, Rosa Weber terá que se deslocar de helicóptero. A ministra estará acompanhada Carmén Lúcia, e de mais três ministros do Superior Tribunal de Justiça.

A tradução da Constituição foi feita por indígenas bilíngues da região do Alto Rio Negro e Médio Tapajós, na língua Nheengatu, conhecida como o tupi moderno.

A iniciativa visa promover os direitos dos povos indígenas no marco da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032) das Nações Unidas.

O projeto foi realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e a Escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas, e conta com o apoio institucional da Fundação Biblioteca Nacional e da Academia da Língua Nheengatu.

Após o lançamento da Constituição Federal na língua Nheengatu, a presidente do STF participará da sanção da Lei Estadual de cooficialização das línguas Indígenas e instituição da Política Estadual de Proteção das línguas indígenas no Estado do Amazonas.

Rosa Weber receberá o 1º Protocolo de Consulta da Federação das Organizações dos Povos Indígenas do Rio Negro, na Maloca da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN).

No Amazonas, a ministra vai inaugurar os Escritórios Sociais de São Gabriel da Cachoeira, Maués e Parintins, espaços multisserviços para atendimento a pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, em particular indígenas que tenham vivenciado a experiência do cárcere.

Por fim, participará de reunião com as lideranças indígenas Yanomami na Aldeia Maturacá.

Artigo anteriorTwitter se defende sobre vazamento de fotos do corpo de Marília Mendonça
Próximo artigo65º Festival Folclórico do Amazonas: A diversidade da cultura popular dos grupos folclóricos da Categoria Ouro