A convite do conselho acadêmico da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam), o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Ari Moutinho Júnior, será um dos palestrantes do “Curso de Atualização em Direito Eleitoral – Eleições 2016”, que acontece na próxima semana, do dia 15 ao dia 20, na sede da Esman, em Manaus. O conselheiro Érico Desterro também palestrará no evento, que tem como público-alvo magistrados, promotores, servidores da Justiça Eleitoral; partidos políticos; pré-candidatos; advogados; jornalistas; contadores; acadêmicos e sociedade civil.

Além dos conselheiros do TCE, estão confirmados como palestrantes o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Henrique Neves; o procurador regional Eleitoral, Vitor Riccely; a juíza federal Jaiza Fraxe; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e advogado eleitoralista, Marco Aurélio Choy; e o ex-governador Amazonino Mendes, entre outros ligados aos processo eleitoral.

O debate proposto pela Esmam, que deve atrair mais de 430 participantes, acontece às vésperas das eleições municipais por conta da necessidade do aprimoramento dos magistrados e dos envolvidos no processo eleitoral, que discutirão as principais inovações legais e ainda as jurisprudências a serem aplicadas ao pleito em andamento, segundo informou a coordenação do curso. Serão abordados nos seis dias o “Calendário Eleitoral e Registro de Candidatura”, “Prestação de Contas”, “Propaganda Eleitoral”, “Ações e Recursos”, “Condutas Vedadas e Crimes Eleitorais”, e “Improbidade Administrativa e Inelegibilidade”.

O conselheiro-presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior, que palestrará no dia 20, falará dentro do módulo “Improbidade Administrativa e Inelegibilidade” e abordará o tema “Controle e Fiscalização de Contas” exercido pelo TCE. Já o conselheiro Érico Desterro falará dentro do módulo Prestação de Contas, no dia 16.

No mês passado, a convite da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, o conselheiro Ari Moutinho Júnior palestrou no 1o Simpósio Nacional de Combate à Corrupção. A plateia era composta por 600 desembargadores, juízes, delegados, policiais civis e militares, além de representantes da sociedade civil e de estudantes de direito, administração e economia.

A palestra de abertura do “Curso de Atualização em Direito Eleitoral – Eleições 2016”, da Esmam, será proferida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador Yedo Simões, com o tema “O papel da Justiça Eleitoral no Pleito Municipal”.

Durante o curso, conforme a programação, acontecerá o lançamento do livro “Lei Eleitoral Comentada”, escrito por Lourenço Braga, professor e Advogado, Especialista em Direito e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Direito Público pela Universidade Federal do Amazonas.

Artigo anterior‘Uma pessoa de classe humilde tem direito de ser presidente do boi sim!’, afirma Babá Tupinambá ao ser alvo de ataques
Próximo artigoPresidente da Câmara anuncia hoje data para votação da cassação de Eduardo Cunha