
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, recebeu na manhã desta terça-feira (25/03), em seu gabinete na sede do Poder Judiciário, a visita institucional do prefeito de Manaus, David Almeida. O encontro contou com a presença do procurador-geral do Município, Rafael Bertazzo, e do subprocurador adjunto municipal, Marco Aurélio Choy, além do corregedor-geral de Justiça, desembargador Hamilton Saraiva, e do diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam/TJAM), desembargador Flávio Pascarelli.
Durante a reunião, a Prefeitura de Manaus reafirmou o compromisso em manter e fortalecer os acordos de cooperação com o TJAM, incluindo a renovação do convênio para o projeto “Justiça Restaurativa” nas escolas municipais, firmado na última segunda-feira (24/03) – a iniciativa é desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), capacitando servidores para atuar na resolução pacífica de conflitos dentro das unidades de ensino. Desde sua implementação, o projeto “Justiça Restaurativa” já capacitou cerca de cem profissionais da educação, promovendo a cultura da paz no ambiente escolar. A meta para este ano é ampliar o alcance da iniciativa, levando a capacitação a escolas de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs).
O desembargador Jomar Fernandes ressaltou a importância da Justiça Restaurativa para a educação municipal, e disse que a parceria com a Prefeitura de Manaus tem sido essencial para levar a iniciativa às escolas.
“O impacto positivo desse projeto na redução de conflitos e na promoção de um ambiente escolar mais harmonioso reforça a relevância desse trabalho conjunto. A Justiça Restaurativa é um caminho de transformação. Quando conseguimos criar espaços ou momentos para escutar, para falar e acolher, estamos não apenas ajudando a resolver um conflito, mas também prevenindo novas situações de violência”, explicou o presidente do TJAM.
David Almeida salientou que a visita feita ao desembargador Jomar Fernandes integra uma série de visitas que o prefeito vem realizando a outros poderes visando manter a interlocução para o bom andamento dos serviços públicos municipais.
“Essa é uma visita institucional. Estou visitando os poderes, estive com a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e da Câmara Municipal, agora com o presidente do Tribunal de Justiça, e devo visitar também o Ministério Público. O objetivo é manter essa interlocução para o bom andamento dos serviços públicos municipais, sempre reconhecendo a soberania do Poder Judiciário e buscando sua orientação para solucionar desafios da gestão, encaminhando soluções. E estamos reafirmando, também, parcerias como do Justiça Restaurativa, do qual renovamos o convênio através da Secretaria Municipal de Educação. Este também foi um dos temas da nossa conversa com o presidente do TJAM”, destacou o prefeito de Manaus.