Fotos: Marcus Phillipe

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, recebeu na manhã desta terça-feira (25/03), em seu gabinete na sede do Poder Judiciário, a visita institucional do prefeito de Manaus, David Almeida. O encontro contou com a presença do procurador-geral do Município, Rafael Bertazzo, e do subprocurador adjunto municipal, Marco Aurélio Choy, além do corregedor-geral de Justiça, desembargador Hamilton Saraiva, e do diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam/TJAM), desembargador Flávio Pascarelli.

Durante a reunião, a Prefeitura de Manaus reafirmou o compromisso em manter e fortalecer os acordos de cooperação com o TJAM, incluindo a renovação do convênio para o projeto “Justiça Restaurativa” nas escolas municipais, firmado na última segunda-feira (24/03) – a iniciativa é desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), capacitando servidores para atuar na resolução pacífica de conflitos dentro das unidades de ensino. Desde sua implementação, o projeto “Justiça Restaurativa” já capacitou cerca de cem profissionais da educação, promovendo a cultura da paz no ambiente escolar. A meta para este ano é ampliar o alcance da iniciativa, levando a capacitação a escolas de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs).

O desembargador Jomar Fernandes ressaltou a importância da Justiça Restaurativa para a educação municipal, e disse que a parceria com a Prefeitura de Manaus tem sido essencial para levar a iniciativa às escolas.

“O impacto positivo desse projeto na redução de conflitos e na promoção de um ambiente escolar mais harmonioso reforça a relevância desse trabalho conjunto. A Justiça Restaurativa é um caminho de transformação. Quando conseguimos criar espaços ou momentos para escutar, para falar e acolher, estamos não apenas ajudando a resolver um conflito, mas também prevenindo novas situações de violência”, explicou o presidente do TJAM.

David Almeida salientou que a visita feita ao desembargador Jomar Fernandes integra uma série de visitas que o prefeito vem realizando a outros poderes visando manter a interlocução para o bom andamento dos serviços públicos municipais.

“Essa é uma visita institucional. Estou visitando os poderes, estive com a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e da Câmara Municipal, agora com o presidente do Tribunal de Justiça, e devo visitar também o Ministério Público. O objetivo é manter essa interlocução para o bom andamento dos serviços públicos municipais, sempre reconhecendo a soberania do Poder Judiciário e buscando sua orientação para solucionar desafios da gestão, encaminhando soluções. E estamos reafirmando, também, parcerias como do Justiça Restaurativa, do qual renovamos o convênio através da Secretaria Municipal de Educação. Este também foi um dos temas da nossa conversa com o presidente do TJAM”, destacou o prefeito de Manaus.

Artigo anteriorEm Rio Preto da Eva, Justiça condena sete envolvidos em latrocínio de empresário, ocorrido em 2022
Próximo artigoComissão de Heteroidentificação divulga resultado de candidatos negros com condição confirmada para o Enam 2025.1