Buscando aprimorar os serviços de saúde em Presidente Figueiredo (AM), a prefeitura do município irá implantar, no mês de abril, o primeiro Centro de Especialidades Médicas da cidade. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sems) e tem o objetivo de diminuir o desgaste causado aos pacientes que precisam se deslocar de Presidente Figueiredo a Manaus para buscar atendimento especializado na estrutura disponibilizada pelo Estado. Apesar da competência do governo estadual em oferecer esse tipo de atendimento, o município irá criar sua própria policlínica.

A secretaria fez um levantamento detalhado sobre a necessidade das especialidades médicas mais solicitadas pela comunidade e que agora devem passar a ser oferecidas nos serviços da nova policlínica.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sandra Braga, as UBS continuarão funcionando normalmente na cidade com a função de oferecer serviços ambulatoriais e triagens para que posteriormente os pacientes sejam encaminhados ao Centro de Especialidades Médicas. Lá, serão disponibilizadas atendimentos em ortopedia, oftalmologia, neurologia, dermatologia, pediatria, cardiologia e urologia, além da realização de exames de eletrocardiograma e ultrassonografia.

Ainda de acordo com a secretária, o compromisso com a reestruturação da rede pública de saúde tem sido possibilitado pela liberação de recursos federais que, a longo prazo, devem proporcionar ainda uma ampliação de toda a estrutura que já está sendo efetivado agora.

Apesar de a construção de Centros de Especialidades Médicas, serem de competência do governo estadual, é a Prefeitura de Presidente Figueiredo é quem está à frente da realização da obra, com o objetivo de melhorar o acesso da população a serviços de saúde, levando mais qualidade de vida e bem-estar ao município.

“Iremos contar, inicialmente, com sete especialidades clínicas que serão disponibilizadas para o atendimento na policlínica, mas a ideia é de que, com a liberação de mais recursos federais, possamos ampliar a estrutura e os serviços oferecidos. Essa inauguração é um passo gigante para o município, que marca o início de um novo tempo, no qual o respeito e o cuidado com o cidadão são a prioridade da gestão do Executivo municipal”, enfatizou Sandra Braga.

A policlínica, que deve ser inaugurada no mês de abril, irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A Secretaria de Saúde trabalha agora para finalizar a contratação de médicos e compra de equipamentos laboratoriais destinados ao Centro de Especialidades Médicas.

Artigo anteriorNova drenagem da avenida Djalma Batista passa pelo primeiro teste, diz Marcos Rotta
Próximo artigoPresidente do Partido Humanitário Nacional virá a Manaus