Na noite desta segunda-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na Base Aérea de Manaus, dando início a uma série de compromissos voltados ao enfrentamento da crise da seca que afeta gravemente o estado. Lula foi acompanhado pelos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), e pelos deputados federais Silas Câmara e Sidney Leite. No local, diversas autoridades, como o governador Wilson Lima, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o ex-deputado federal e candidato do PT à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos, estavam presentes para recepcioná-lo. Anne Moura, candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores, também participou da recepção.

Na manhã desta terça-feira (10), às 10h40, Lula viajará para a comunidade Santo Antônio, em Tefé, situada a 523 km de Manaus. O objetivo da visita é avaliar, de perto, os impactos da estiagem nas comunidades ribeirinhas, uma das mais afetadas pela crise hídrica.

Segundo o senador Eduardo Braga, o presidente também sobrevoará outras áreas para observar a gravidade da seca na região. “Também visitaremos os municípios de Manaquiri”, complementou Braga em suas redes sociais, evidenciando a amplitude das ações.

O senador Omar Aziz reforçou a seriedade da situação e antecipou que ministros do governo federal estarão em Manaus nesta terça-feira para reuniões com os prefeitos do Amazonas. Essas reuniões terão como foco a discussão de soluções urgentes para mitigar os efeitos devastadores da seca e das queimadas que assolam a floresta. “Lula é um presidente com sensibilidade e vontade de cuidar do nosso povo. Me sinto feliz de poder ajudar”, declarou Aziz.

Reunião com prefeitos e anúncio de medidas emergenciais

Ainda nesta terça-feira, às 15h30, Lula terá uma reunião com prefeitos de várias cidades do Amazonas. O objetivo é coordenar ações emergenciais para reduzir os danos causados pela estiagem. Em seguida, às 16h30, o presidente participará de uma cerimônia na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), onde serão anunciadas medidas importantes para combater os efeitos da crise climática na Amazônia. Entre as ações previstas estão a liberação de crédito extraordinário e outras iniciativas emergenciais que visam apoiar as populações mais impactadas pela seca.

A visita de Lula ao estado do Amazonas reafirma o compromisso do governo federal em combater a crise climática que tem causado sérios prejuízos à população ribeirinha e ao meio ambiente. O governo espera implementar rapidamente medidas eficazes que tragam alívio às comunidades atingidas e ajudem a preservar o ecossistema amazônico.

Confira a programação da visita do presidente ao Amazonas:

  • 07h30 – Viagem de Manaus para Manaquiri;
  • 08h00 – Visita a comunidade em Manaquiri;
  • 09h00 – Volta de Manaquiri para Manaus;
  • 09h10 – Partida de Manaus para Tefé;
  • 10h40 – Visita à comunidade de Campo Novo e São Sebastião do Curumitá, em Tefé;
  • 12h15 – Partida de Tefé para Manaus;
  • 13h20 – Entrevista para rádio local;
  • 14h30 – Visita a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa);
  • 14h45 – Reunião com prefeitos de municípios amazonses afetados pela seca;
  • 15h50 – Anúncio de medidas de combate à seca na Amazônia;
  • 17h30 – Partida de Manaus para Brasília;
Artigo anteriorNacional homenageia Izquierdo no primeiro jogo após morte do jogador
Próximo artigoDesembargador Jomar Fernandes será aclamado novo presidente do TJ-AM para o biênio 2025/2027