Foto: Herick Pereira

Em clima de nostalgia e de entusiasmo pelo caminho percorrido até aqui, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sob o comando do presidente Roberto Cidade (UB), realizou na noite desta terça-feira (26/6), o I Encontro de Jovens Parlamentares do Amazonas, que reuniu mais de 260 estudantes de todas as Legislaturas do Programa Parlamento Jovem. Durante a solenidade, o presidente da Casa fez a entrega de certificados aos jovens parlamentares, participantes de edição de 2020, que deixaram de recebê-los em decorrência da pandemia da Covid-19.

“Esta é a Casa que representa a democracia e nos alegra ver que, em mais um ato da nossa gestão, que a gente consegue reunir parlamentares jovens de 16 gerações. São mais de 670 alunos para quem esta Casa reforçou que, só com a participação política e com bons políticos, a gente pode melhorar a vida das pessoas. Parabenizo esses jovens. Desejo que eles permaneçam nutrindo bons pensamentos acerca da política e que busquem saber se afeiçoar cada vez mais à política como forma de mudança social”, afirmou o deputado presidente.

O programa, que busca envolver jovens de Manaus e da Região Metropolitana, foi um despertar quanto à importância da política na vida de Thayná Costa, residente em Presidente Figueiredo (distante 121 quilômetros de Manaus), e Parlamentar Jovem da Legislatura de 2015.

“Nunca pensei em me envolver em política naquela época e esse projeto abriu a minha mente. O Parlamento Jovem vem para criar uma consciência política nos jovens, principalmente para que a gente assuma o nosso papel enquanto jovens que podem fazer a diferença no mundo”, falou.

Sentimento compartilhado por Ícaro Pimentas, Parlamentar Jovem da Legislatura de 2013. “Agradeço ao Parlamento Jovem pela grande importância que tem não só em Manaus, mas em todo o Estado do Amazonas. Agradeço também ao presidente da Casa, deputado Roberto Cidade, que faz um lindo trabalho nos trazendo hoje aqui para participar do I Encontro de Jovens Parlamentares do Amazonas”, declarou.

O Programa Parlamento Jovem foi criado pela Resolução nº 375 de 2005 e teve sua primeira edição realizada em 2008. São 16 legislaturas até aqui. Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), o Parlamento Jovem é um dos braços sociais da Aleam, em que os jovens estudantes são incentivados, através de programação desenvolvida pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, a se reconhecerem como agentes políticos e sociais, com responsabilidades comuns a todos que defendem a democracia.

Artigo anteriorManausprev representa municípios do Norte em evento nacional de dirigentes de previdência social
Próximo artigoFestival de Parintins 2024: Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam realiza atendimento no Turistódromo