![FVS-RCP_Implantacao-brigadas_FOTO-Jaqueline-Macedo-FVS-RCP-4-1536x1118](https://fatoamazonico.com.br/wp-content/uploads/2025/02/FVS-RCP_Implantacao-brigadas_FOTO-Jaqueline-Macedo-FVS-RCP-4-1536x1118-1-696x506.jpg)
Fortalecendo a estratégia de prevenção às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), dá continuidade às ações de educação em saúde para identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, com a implantação de brigadas em instituições públicas e privadas do estado, somando, pelo menos, 300 implantações vigentes.
Por meio das Brigadas contra o Aedes aegypti, é formada equipe capacitada para identificar e eliminar focos de possíveis criadouros do mosquito, visando manter rotina de checagem no ambiente, de 10 minutos semanais, para afastar o adoecimento dos frequentadores do local.
Somente em 2024, foram implantadas 86 brigadas em escolas estaduais. “O objetivo é intensificar a prevenção às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, por meio da identificação e eliminação de criadouros do mosquito transmissor. Lembrando que a prevenção à dengue é uma ação coletiva que depende de toda a sociedade”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Nova brigada
Nesta terça-feira (11/02), foi a vez de implantar a estratégia na unidade da Yamaha, no Distrito Industrial, zona sul de Manaus. A iniciativa contou com capacitação de funcionários para sensibilizá-los diante de possíveis criadouros, além de vistoria supervisionada para que houvesse o aprendizado na prática.
O facilitador da implantação das Brigadas, Togny Mael, que integra a Gerência de Arboviroses (Garbo) do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, destaca a importância da checagem de possíveis criadouros para se tornar rotina. “Cada um, com 10 minutos por semana, pode contribuir para eliminar focos do mosquito e fortalecer a prevenção contra arboviroses, como dengue, zika e chikungunya”, disse.
Uma das participantes foi a enfermeira do trabalho Caroline Martins Antunes, que destacou a importância de expandir o conhecimento entre os funcionários da empresa. “Pretendemos disseminar informações, capacitando nossos colaboradores, agora sendo brigadista, contra o Aedes aegypti e eliminar possíveis focos dentro da empresa, trabalhando a conscientização de cada colaborador para a educação não somente na empresa, como em casa e em qualquer lugar”, disse.
O industriário Manoel Rosimir de Lima e Silva, de 59 anos, disse que a capacitação ampliou o conhecimento que tinha de prevenção à dengue. “Aprendi bastante. É um conhecimento que posso aplicar não só no meu trabalho, mas na minha casa para evitar problemas futuros”, acrescentou.
Brigadas contra o Aedes aegypti
A implantação da brigada de combate ao Aedes aegypti, realizada nesta terça-feira (11/02), é somada a outras ações já realizadas em diferentes instituições. Mais de 300 escolas da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), além de diversas outras instituições de diferentes setores, já receberam a implantação da estratégia.
O programa de Brigada de Combate ao Aedes aegypti oferece, além das palestras, treinamentos práticos de combate aos criadouros do mosquito, como verificação de recipientes com água parada, limpeza de calhas e eliminação de objetos que possam acumular água.
A ação, além de contar com palestras educativas, inclui atividades práticas com os funcionários da empresa ou instituição, orientando-os sobre a importância de eliminar focos do mosquito e adotar medidas preventivas no cotidiano.