Pela primeira vez em 13 anos de existência do Regime Próprio de Previdência Social do município, a Prefeitura de Manaus registra o equilíbrio financeiro da instituição com mais de três meses de antecedência do prazo exigido pela Secretaria de Previdência (SPrev). O recorde anterior era de 30 dias.

“O extrato externo de regularidade previdenciário da Manaus Previdência no site da SPrev já informa regularidade em todos os 35 itens obrigatórios para a manutenção do nosso Certificado de Regularidade Previdenciária-CRP, documento essencial para o município manter-se apto para receber, entre outras coisas, transferências voluntárias da União”, explica o diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira.

Renovado semestralmente, a vigência atual do CRP do Município de Manaus termina no dia 16 de novembro. O cuidado agora, conforme Vieira, é manter essa regularidade até o prazo da renovação. “E a partir daí, continuarmos nesse processo até a próxima validação do certificado, em maio de 2019. Ou seja, é um equilíbrio constante que temos que garantir a fim de resguardar a saúde financeira da autarquia”, enfatiza, lembrando que a Manaus Previdência sempre obtém o CRP administrativo, sem necessidade de processos na justiça para manter-se adimplente.

Manter a Manaus Previdência em equilíbrio significa a garantia do pagamento de aposentadorias e pensões de 6.868 segurados. Para garantir essa missão, desde 2013 a diretoria da instituição, sob a coordenação do prefeito Arthur Virgílio Neto, tem concretizado ações para a melhoria contínua da gestão, que resulta, entre outras coisas, numa carteira de investimento sempre ascendente e que hoje registra R$ 932 milhões.

“O extrato previdenciário da Manaus Previdência pode ser acompanhado por qualquer cidadão”, destaca Vieira. “Para isso, basta acessar o site da Secretaria de Previdência – http://www.previdencia.gov.br/ -, clicar no botão “CRP” e procurar pelo ente ‘Manaus’”, orienta.

CRP

O Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) é um documento fornecido pela SPrev que atesta a boa gestão de um RPPS devido o cumprimento de 35 critérios e exigências previstas em lei. Renovado a cada seis meses, o seu cumprimento mantém o Município de Manaus adimplente junto ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc), serviço que demonstra o atendimento aos requisitos fiscais para a transferência voluntária de recursos da União.

Com o CRP em dia, a Prefeitura fica apta a receber transferências voluntárias de recursos pela União; empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da Administração direta e indireta da União e celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, entre outros benefícios.

Artigo anteriorAgeman regulariza abastecimento de água no conjunto Vila Suíça após identificar 20 vazamentos na rede
Próximo artigoPrefeitura abre inscrições gratuitas para cursos de formação e aperfeiçoamento profissional