Segundo relatos de fontes do Itamaraty ao Metrópoles, 88 brasileiros retornam ao país após serem expulsos dos EUA.
- O primeiro voo com brasileiros deportados no governo Trump chega ao Brasil nesta sexta-feira (24/1).
- O Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) faz o transporte dos deportados.
- 88 brasileiros retornam ao país após serem expulsos dos EUA.
- Voo anterior pousou em solo brasileiro, em 10 de janeiro, ainda sob a gestão do democrata Joe Biden nos EUA, com 100 pessoas a bordo.
Os voos com brasileiros deportados dos Estados Unidos ocorrem desde 2017, durante o governo Temer. Eles chegam ao Brasil uma ou duas vezes por mês, no máximo, sempre às sextas-feiras.
A nova leva de deportados não está na conta da nova política anti-imigratória do governo Trump, que já começou a expulsar imigrantes. Neste ano de 2025, um outro voo pousou em solo brasileiro dia 10 de janeiro, ainda sob a gestão do democrata Joe Biden, com 100 pessoas a bordo.
Deportações em Massa
Nessa quinta-feira (23/1), a secretária de imprensa de Trump, Karoline Leavitt, anunciou, na rede social X, que 538 “criminosos imigrantes ilegais” foram presos e centenas foram deportados por aeronaves militares.
“A maior operação de deportação em massa da história está bem encaminhada. Promessas feitas. Promessas cumpridas”, afirmou Karoline Leavitt.
Entre os detidos estão imigrantes com antecedentes criminais de agressão sexual, roubo, arrombamento, agressão agravada, delitos de drogas e armas, resistência à prisão e violência doméstica.
Foram presos cidadãos dos países:
- Afeganistão;
- Angola;
- Bolívia;
- Brasil;
- Colômbia;
- República Dominicana;
- Equador;
- El Salvador;
- Guatemala;
- Honduras;
- México;
- Nicarágua;
- Senegal;
- Venezuela.