FOTO: João Pedro/Procon-AM

Com a aproximação do Dia de Finados, realizado em 2 de novembro, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) reforça a importância de os consumidores estarem atentos na hora de adquirir produtos e serviços relacionados à data. Entre os itens mais procurados estão flores, velas, coroas de flores e serviços de limpeza e ornamentação de túmulos, que podem ter uma variação significativa de preços e condições de venda.

“O Procon-AM recomenda que os consumidores comparem os preços antes de fazer uma compra, uma vez que é comum haver variações nos valores entre os estabelecimentos. É importante também verificar a qualidade dos produtos, especialmente no caso de flores, que podem apresentar diferentes graus de durabilidade, impactando o custo-benefício”, destacou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Ainda conforme Fraxe, o consumidor deve visitar pelo menos três estabelecimentos para comparar os preços. Isso ajuda o consumidor a evitar gastos excessivos e permite uma escolha mais consciente.

Orientações

Comparar preços – Itens como flores, velas e coroas podem apresentar variação de preços significativa entre lojas. O Procon-AM sugere que os consumidores comparem valores em diferentes estabelecimentos para encontrar as melhores ofertas e evitar.

Verificar a qualidade dos produtos – No caso de flores, por exemplo, é importante observar a durabilidade e o frescor, pois flores de menor qualidade podem murchar rapidamente. Escolher produtos de boa qualidade oferece melhor custo-benefício e preserva a homenagem.

Ficar atento aos aumentos abusivos – O Procon-AM alerta que o aumento injustificado de preços nessa época é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. Se o consumidor perceber elevações excessivas, pode denunciar de forma remota ou presencialmente no Procon-AM.

Canais de denúncia

A população pode formalizar suas denúncias ou reclamações na sede do órgão, localizada na Av. André Araújo, nº 1.500, Aleixo, das 8h às 14h, pelos telefones 0800 092 1512 ou 33215 4009, e também através do e-mail [email protected].

É importante que o consumidor esteja munido de documentação, como comprovante ou declaração de residência, documento de identificação com foto (RG ou CNH), e cópia do comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo ou contrato).

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