João Pedro/Procon-AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) realizou mais de 60 mil atendimentos entre janeiro e dezembro de 2024, alcançando um índice de resolutividade de mais de mais de 70%. Outro destaque de 2024 foi o Núcleo de Atendimento aos Superendividados (NAS), que realizou mais de 10 mil atendimentos, com cerca de 70% de efetividade.

“O Procon Amazonas trabalhou durante todo o ano para melhorar seus processos e conseguir melhores resultados para nossa população. Os índices alcançados refletem que estamos no caminho certo, com uma equipe bem preparada, que conquistou a confiança da população”, avaliou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Em 2024, o órgão promoveu o Feirão Limpa Nome, que possibilitou a renegociação das contas de água e luz para a população. Entre as ações externas realizadas pelo Procon ao longo do ano, destaca-se a participação em programas como o Amazonas Meu Lar, que atendeu mais de 400 pessoas; o Governo Presente, com mais de 2 mil atendimentos, e a Câmara Cidadã, que registrou centenas de atendimentos.

Além disso, o órgão realizou diligências com base em denúncias e reclamações recebidas. O setor de fiscalização registrou mais de 10 mil fiscalizações durante o ano, tanto em Manaus quanto no interior do estado. As ações incluíram o monitoramento de preços de combustíveis, fiscalizações em supermercados, bancos, lojas de departamentos e centros comerciais, além de orientações de cunho consumerista em shoppings da cidade.

O Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) também expandiu suas atividades ao longo de 2024, realizando mais de 10 mil atendimentos, tanto on-line quanto presenciais, para pessoas que enfrentam o superendividamento, situação em que as dívidas ultrapassam o valor do salário mensal. Durante o ano, o NAS facilitou renegociações com empresas bancárias, universidades, empresas de recuperação de crédito, operadoras de telefonia, comércio e companhias de energia.

Presença Digital

A presença digital do Procon Amazonas também se destacou em 2024, alcançando 3,6 estrelas no Google Meu Negócio, com 500 avaliações. Durante o ano, o órgão registrou mais de 200 m.

Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorHomem é preso por abuso sexual de três crianças da mesma família na zona leste de Manaus
Próximo artigoPrefeitura de Manaus trabalha na recuperação asfáltica da avenida Professor Nilton Lins comprometida por descarte irregular de água