A Prefeitura de Manaus, por meio da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), começou uma campanha educacional quanto aos direitos do consumidor, com a entrega de panfletos informativos nos principais centros comerciais da capital.

“A campanha é alusiva aos 25 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), comemorados neste mês de setembro”, explicou o coordenador da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor, Alessandro Cohen.

De acordo com ele, nesse primeiro momento estão sendo feitas as entregas dos informativos com as principais leis consumeristas do âmbito federal e municipal, para que o consumidor saiba dos seus direitos e deveres. “Hoje iniciamos na rua Marechal Deodoro. Nossa intenção é fazer todos os dias dessa semana o Centro e um shopping”, disse Cohen.

Para a dona de casa Goreth Castro, a iniciativa é uma forma de conscientizar a população. “A ideia é ótima, eu mesma consegui resolver, por meio do Procon Manaus, um problema de cobrança indevida de água. O povo precisa saber sobre seus direitos”, enfatizou.

Os fiscais do Procon Manaus adesivaram cerca de 70 lojas com o número para informações. “Como empresário sei que temos que respeitar e temos o CDC à disposição (Lei 12.291/2010). Sabemos que a troca de mercadoria não é obrigatória, mas às vezes o consumidor não sabe. Aqui no informativo explica essa situação”, comentou o empresário Mário Merhy.

A ação do Procon Manaus teve início pela rua Marechal Deodoro e seguiu para um shopping localizado na zona Centro-Sul da capital. O objetivo do trabalho é a distribuição de cerca de dez mil panfletos educativos aos consumidores.

Outras atividades

No dia 11 de setembro, a Lei Federal 8.078/1990 completou 25 anos e o Procon Manaus realizou várias atividades alusivas à data, entre elas palestras educativas, além de atender mais de 200 consumidores em ações de conciliação com as principais empresas demandadas ao órgão.

Artigo anteriorMoradores apresentam reivindicações sobre impasse envolvendo aeroporto de Barcelos
Próximo artigoTribunal de Justiça do Amazonas fará mutirão carcerário para diminuir superlotação na penitenciária feminina