
A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), deu início, nesta terça-feira, 25/2, à “Operação Carnaval”, que seguirá até sexta-feira, 28. A ação tem como objetivo garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados no período carnavalesco, especialmente na compra de produtos temáticos, como fantasias, adereços e maquiagens.
Durante a operação, foram identificadas diversas irregularidades, como a comercialização de produtos vencidos, informações ilegíveis sobre o prazo de validade e itens sem validade. Ao todo, 694 produtos foram inutilizados, incluindo maquiagem corporal, tintas para cabelo, balões, entre outros.
Nas fiscalizações, os agentes do Procon Manaus conferiram informações sobre preços, condições de pagamento, validade dos produtos e a presença de selos de certificação, como o do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em artigos que exigem regulamentação para garantir a segurança dos consumidores.
A presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu, destacou a importância da operação, ressaltando que, por ser um período de grande movimentação no comércio, muitas irregularidades acabam sendo identificadas. “Pensando nisso, nossa equipe está intensificando a fiscalização para garantir que os consumidores não sejam prejudicados. Nosso foco é coibir práticas abusivas e assegurar que os produtos vendidos atendam às normas de qualidade e segurança, proporcionando uma experiência mais segura e justa para todos no Carnaval”, afirmou.
Dicas
Na hora das compras, os consumidores devem estar atentos a diversas práticas, por exemplo, ao comprar abadás, ingressos ou pacotes de viagem, é essencial exigir nota fiscal; além disso, comparar preços antes de adquirir fantasias e acessórios pode evitar gastos desnecessários; por fim, promoções imperdíveis podem ser golpes, então desconfie de preços muito baixos.
Os consumidores que identificarem possíveis irregularidades podem registrar denúncias pelo telefone 151 ou pelo e-mail [email protected].