Minha biografia

O meu nome completo é Luís Carlos Lemos da Silva, mas eu sou conhecido apenas por Lemos ou por Prof. Lemos. Nasci no dia 13 de dezembro de 1971, na cidade de Irituia, no Estado do Pará. Sou formando em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente sou professor da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed-Am), professor universitário e escritor, autor, entre outras obras, de O primeiro olhar: A filosofia em contos amazônicos (Editora CRV, 2011); O segundo olhar: A filosofia em temas amazônicos (Editora Protexto, 2012); O terceiro olhar: A filosofia em lendas amazônicas (Editora CRV, 2014); O homem religioso: A jornada do ser humano em busca de Deus (Editora Protexto, 2016); Jesus e Ajuricaba na terra das Amazonas: Histórias do universo amazônico (Amazon, 2019); Filhos da Quarentena – A esperança de viver novamente (Editora Viseu, 2021). Sou articulista do Portal Fato Amazônico, onde escrevo semanalmente um artigo para a Coluna Vem com Educação.

Sobre o meu último livro

Filhos da quarentena – A esperança de viver novamente é um livro de contos, escrito no período da quarentena, período de lockdown, período em que fiquei em casa, isolado de tudo e de todos. São 40 contos que falam dessa situação em que fomos afetados por esse vírus. Mas o interessante é que os personagens não ficam parados, isolados, ao contrário, eles demonstram força de vontade de viver, coragem, vão a luta, esperança e muita empatia pela dor do outro. Enfim, o título do livro “Filhos da quarentena” deu-se pelo fato de ter sido escrito durante a quarentena de Covid-19 e em quarenta dias. Filhos da Quarentena é um livro de ficção, mas que acaba se mesclando com a realidade, isso porque, como somos seres sociais, acabamos construindo a identidade multicultural que termos internamente e que se expande externamente para uma vida social idealizada que queremos e desejamos. É um livro de ficção com um pé na realidade.

Dialogando com outros profissionais

Três profissionais apresentam o livro: 1) a psicóloga Jussara Damasceno de Souza que escreve dizendo: “Este não é apenas mais um livro que fala sobre a pandemia de Covid-19, é sim uma obra que fala de esperança, de fé, de coragem, de otimismo, de união, de força, de superação”; 2) o historiador Jonas Araújo Pereira Júnior escreve: “Convenhamos, são tempos difíceis, o Brasil atravessa uma série de crises simultâneas: sanitária, econômica e política. Ainda assim, em meio a toda essa tempestade, o cotidiano tem repetidamente fortalecido duas ideias, esperança e fé”; 3) a enfermeira Idehize Oliveira Furtado afirma que atesta: “De uma leitura leve e sensível o autor leva o leitor a se ver em cada uma das narrativas, levando os filhos da quarentena a lembrar-se dos dias entre lágrimas e sorrisos de alegria, sentimentos que eu, como profissional de saúde, pude observar e vivenciar juntamente com muitos de meus pacientes, e colegas de trabalho durante esse período de pandemia”. Por tudo isso, seja pela contribuição da psicologia, da história e da enfermagem, a leitura desse livro te leva a refletir sobre a sua própria vida, a vida do outro e de como sermos felizes. A empatia, a fé, a força de vontade, a determinação, a ética, o respeito, a amizade, o querer superar os problemas diários são valores que os personagens transmitem com toda a força e com todo o amor. Enfim, esse livro foi escrito para todos aqueles tem esperança de continuar vivendo, e não apenas, sobrevivendo, num mundo de paz, carinho e amor.

Mensagem

Os personagens dos contos são, todos eles, grávidos de esperança, força de vontade, determinação. Em nenhum momento eles se entregam para a doença, para as dificuldades da vida. A esperança é a palavra-chave desse livro. Quem tem esperança tem tudo. Acreditar que vamos superar as dificuldades, que tudo isso vai passar, é o caminho mais seguro para superação das crises, sejam elas pessoais, de ansiedade ou crises sociais, de trabalho e\ou econômicas. Não devemos desanimar nunca, até porque a vida deve prevalecer, e nunca podemos perder a esperança de viver novamente. O mundo pós-pandemia que o livro anunciar, que os personagens do livro desejam, é o mundo da ética, da república, um mundo os valores humanos, como a empatia, a amizade, o amor sejam os fundamentos das relações humanas e sociais.

Onde comprar o livro

O livro está em pré-venda no site da editora até o dia 20.12.2021 e pode ser adquirido pelo link https://www.eviseu.com/pt/livros/2508/filhos-da-quarentena/
Quem quiser adquirir diretamente com o autor é só mandar uma mensagem para o número 988236521 que ele faz entrega pessoalmente, somente aqui para Manaus, claro!

Passagem do livro

“Filho 1: O escritor

Muitos, talvez a maioria, dos pensamentos que compõem à mente humana em tempos de pandemia, guerra ou doença, sejam mesmo sobre a morte, ou de como evitá-la.
[…]

Sabedor da importância do distanciamento social, num primeiro momento, tentei evitar aquele encontro, mas foi em vão. Ele nem esperou eu pôr à máscara, e foi logo falando:

— Olá, não se espante, eu vim te buscar.

Confesso que não consegui vê-lo. Logo, não saberei descrever sua fisionomia. Pela voz demonstrava ser minúsculo, um desses seres que a gente só consegue ver com a ajuda do microscópio. No entanto, deu para sentir que o seu hálito era forte, e cheirava a carne podre”.

Luís Lemos é filósofo, professor universitário e escritor, autor, entre outras obras, de Filhos da Quarentena: A esperança de viver novamente (Editora Viseu, 2021). Para comprar o livro do professor Luís Lemos acesse o link https://www.eviseu.com/pt/livros/2508/filhos-da-quarentena/ Escrevam-se no meu canal no YouTuber https://www.youtube.com/channel/UC94twozt0uRyw9o63PUpJHg

Artigo anteriorEduardo Bolsonaro quer criar grupo parlamentar com uma ditadura árabe
Próximo artigoPresidente do TCE-AM inaugura laboratório móvel para fiscalização do asfalto em Manaus