O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou uma indicação feita pela vereadora Professora Jacqueline (PPS), a qual pede à Prefeitura que seja viabilizado o projeto educacional “Família Vem Ler Com a Gente” nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

O projeto, desenvolvido pela professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Luciana Uchôa, e que concorre ao Prêmio Educador Nota 10, da Revista Nova Escola, tem o objetivo de desenvolver o aprendizado da leitura em crianças da Educação Infantil, com a ajuda da família. O mesmo já está em prática no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Humberto de Alencar, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul da cidade, e ganhou a aprovação das crianças e dos pais de alunos.

Na prática, o estudante escolhe uma obra da literatura infantil e, após estudar sobre o tema, fez desenhos, pinturas, colagens e escreve trechos das falas dos personagens, tudo com a ajuda dos pais, que participam desta aula especial. A professora Luciana Uchôa explicou que o projeto ‘Família Vem Ler com a Gente’ nasceu após ela observar que muitos alunos de séries mais avançadas tinham dificuldades na leitura.

“Eu já lecionei para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental que não sabiam ler, porque não tinham gosto pela leitura. Queremos tornar a Educação Infantil um espaço que oportuniza experiências e a leitura tem que ser estimulada quando a criança começa a ir à escola. A família tem sua importância por ser a primeira instituição social que essa criança se insere. O exemplo de casa é muito importante”, explicou. Para a educadora, o projeto que ela idealizou tem grande valor educacional e ainda fortalece os laços familiares. “Por meio do incentivo à leitura, eu tenho certeza que as crianças se tornarão cidadãs críticas, capazes de fazer transformações sociais, políticas e públicas. A criança, quando é estimulada à leitura, criará suas próprias ideias e terá suas próprias opiniões”, observou.

Apoio

A vereadora Professora Jacqueline elogiou a iniciativa da colega e afirmou que projetos educacionais como este devem ser levados a outras unidades escolares. “Em meio a tanta influência da televisão e da internet, fica difícil para as crianças obterem o gosto pela leitura. Este projeto veio para apresentar o mundo literário a elas. O mais importante é que os pais participam deste projeto, não ficando apenas ao professor esta missão”, disse.

O projeto ‘Família Vem Ler Com a Gente’ concorre ao Prêmio Educador Nota 10, da Revista Nova Escola, que promove iniciativas pedagógicas de professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais de escolas públicas e particulares do país. O anúncio do vencedor será no mês que vem.

Artigo anteriorBarroso diz que decidirá sobre acesso à delação premiada após parecer da PGR
Próximo artigoJuiz auxiliar Márcio Meirelles é afastado liminarmente dos processos eleitorais contra José Melo