Professora neurocientista chama atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental

Foto: Redes Sociais

“A Vida pede Equilíbrio”: este é o tema do Janeiro Branco 2023, campanha que visa alertar para a importância da saúde mental e emocional. O objetivo é gerar reflexão a respeito das nossas emoções, dos nossos relacionamentos, pensamentos e comportamentos, com o intuito de prevenir o adoecimento emocional da humanidade.

A campanha busca ainda mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus, apresentando a saúde mental como conceito de equilíbrio que proporciona bem-estar de forma ampliada, ao indivíduo e à sociedade, uma vez que a cada ano cresce o número de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito.

De acordo com a professora, neurocientista e analista comportamental, Ernanda Moura, a campanha, faz uma alusão sobre os cuidados com a saúde mental da população, buscando estimular o autoconhecimento, para uma promoção de cuidados preventivos.

A neurocientista disse que as pressões socioeconômicas, influenciam diretamente nos riscos, para a saúde mental individual e coletiva. Uma saúde mental debilitada também impossibilita na interação social, causando dificuldade e até mesmo impossibilidade de se relacionar afetivamente, profissionalmente e em todas as demais interações.

“As doenças mentais são silenciosas, e as disfunções orgânicas podem acontecer por diversos motivos e, com isso, as desordens mentais e físicas podem surgir. Os transtornos mentais, podem se apresentar por influência de múltiplos fatores sociais, genéticos, psicológicos e ambientais”, explica Ernanda.

Quando questionada sobre dicas que podem contribuir para uma boa saúde mental, ela diz que devemos “praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, ter um sono com qualidade, cultivar boas amizades e estar em harmonia com a família”. Diz ainda que é extremamente importante aprendermos “administrar as emoções, ser otimista, e por fim estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais”.

Agenda Janeiro Branco

Em um mês de muita programação voltada a saúde mental, a neurocientista da destaque, ao evento que participou no IFAM CMDI (Instituto Federal do Amazonas, Campos Manaus Distrito Industrial) no dia 26 de janeiro, com o tema Janeiro Branco: Saúde Mental no Âmbito Escolar.

A professora, Ernanda Moura fez uma abordagem sobre o tema “Como a pressão psicológica afeta os jovens estudantes e os professores”

O evento foi voltado para jovens ingresso do ensino médio, no qual irão enfrentar um novo desafio, que é estudar em tempo integral em um instituto Federal. Onde irão passar cerca de 3 anos e estarão em fase de desenvolvimento educacional em um nível técnico.

Além dos alunos e professores, o evento teve o intuito de atingir a sociedade como um todo, através da interação por live, transmitida pela plataforma YouTube.

A neurocientista enfatiza que, falar sobre saúde mental é muito importante nos dias de hoje, principalmente no início do ano, onde costumamos fazer inúmeros planos para um recomeço, de forma a deixar para traz, tudo o que deu errado no ano anterior.
Dentro do tema abordado, a Professora Ernanda Moura dá destaque especial aos jovens, e chama a atenção para que os pais, e responsáveis tenham um cuidado especial para com os estudantes.

“Os estudantes sofrem uma sobrecarga enorme, tornam-se mais vulneráveis à depressão, ao sentimento de frustração e ao esgotamento mental. O cenário de 2 anos de pandemia, por exemplo, foi um momento difícil, e de reclusão, no qual o psicológico de todos foi afetado. E agora, é importante preparar esses jovens para um novo cenário, que é, sair das aulas virtuais, para aulas presenciais”, enfatizou a neurocientista.

“Como reflexão aos leitores do Fato Amazônico, deixo uma mensagem de Steve Jobs, “O foco é dizer Não!” Diga não, a tudo que não te faz bem”, finaliza a Professora Ernanda Moura.

Você sabe o que é o Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é um movimento social que procura chamar a atenção da sociedade para a necessidade do cuidado com à Saúde Mental. E tem o objetivo de inspirar as pessoas a refletirem sobre suas vidas e o convívio social como um todo.

Esse trabalho pode ser feito através da promoção de cursos, entrevistas, lives, oficinas, palestras, rodas de conversa, Workshops e muito mais.

Devemos chamar a atenção para o fato de que, as pessoas tendem a reconhecer o mês de janeiro como o início de um novo ciclo em suas vidas, onde se planeja novas ações e atitudes para o ano que se inicia, daí a importância da campanha ser realizada neste mês.

Ainda sobre o assunto, a prefeitura de Manaus oferece atenção psicossocial a pessoas com sofrimento psíquico grave e persistente ou decorrente do uso abusivo de drogas, entre outros.

Para maiores informações acesse o site:https://semsa.manaus.am.gov.br/centro-de-atencao-psicossocial-caps/

Artigo anteriorBiblioteca Pública recebe exposições, oficinas e lançamentos de livros durante a Semana do Quadrinho Nacional
Próximo artigoGoverno Federal foi alertado em 2021 sobre crimes do garimpo em terra yanomami, mas parou fiscalização