A prioridade na vacinação dos professores contra a Covid-19 foi defendida mais uma vez pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), na Sessão da quarta-feira (10) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). “Como profissionais na linha de frente das atividades escolares, a vacinação dos professores é fundamental para garantir o retorno seguro às aulas”, ressaltou a deputada.
Presidente da Comissão de Educação da Aleam, Therezinha Ruiz, destacou a necessidade da inclusão dos profissionais da educação nos grupos prioritários de imunização, na volta às aulas de forma on-line, prevista para o dia 18 de fevereiro, na rede estadual.
Diante da fase crítica de contágio pelo coronavírus em Manaus, Therezinha disse que professores precisam ter a saúde garantida, mesmo durante o período das aulas transmitidas por plataformas digitais, assim como os profissionais que estão atuando nas escolas, recebendo pais e alunos para esclarecer dúvidas e resolver qualquer problema sobre o ano letivo de 2021.
“Defendemos as aulas remotas e as condições adequadas de segurança sanitária e de trabalho para os profissionais da educação, que precisam ainda de um kit tecnológico para viabilizar a sua atividade pedagógica no acesso às mídias digitais”, reforçou a deputada.
No dia 19 de janeiro, a deputada já havia oficializado pedidos ao Governo do Estado e ao Governo Federal para que os professores fossem priorizados na fila da vacinação. Em seguida, o Ministério da Saúde atualizou a lista de prioridades, acrescentando os professores, mas ainda não há uma data provável para a imunização dos profissionais da educação em Manaus e no interior.
Luto
Therezinha Ruiz prestou uma homenagem à professora Telma Malheiros, falecida na noite desta terça-feira (9), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Nos últimos anos, a professora Telma atuou como gestora da Escola Municipal Professora Aribaldina de Lima Brito, localizada no conjunto Valparaíso, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.
“Perdemos uma gestora escolar dedicada, uma educadora admirada por todos os seus colegas de magistério. A professora Telma deixa o exemplo de uma profissional batalhadora, solidária e comprometida com a qualidade do ensino. Infelizmente, foi vencida por esse vírus que tanto sofrimento tem causado a todos nós”, lamentou a deputada.