Dando continuidade às entregas do Programa Detran Cidadão no interior do Estado, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) repassou, nesta semana, kits de segurança do projeto Motociclista Legal para mototaxistas dos municípios de Novo Airão, Iranduba, Itapiranga e Silves. Também foram entregues CNH’s do projeto “CNH Social” nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara. Ao todo, foram entregues 218 kits de capacete e colete e 27 Carteiras de Habilitação.
Na segunda-feira (25/07), foram entregues no município de Novo Airão (distante 115 quilômetros da capital) 120 kits de capacete e colete, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), 180 kits para os mototaxistas do Distrito de Cacau Pirêra. Nesta terça-feira (26/07), as entregas ocorreram no município de Itapiranga (distante 227 quilômetros da capital), onde também foram distribuídos 52 kits de coletes e capacetes para os mototaxistas.
O projeto “Motociclista Legal” já entregou mais de sete mil kits de segurança, compostos de capacete e colete, para mototaxistas de 26 municípios do Estado, que atendem as regras do projeto.
Para participar do projeto “Motociclista Legal” é necessário ser maior de 21 anos, ter Carteira de Habilitação (CNH) há pelo menos dois anos na Categoria A e ser de baixa renda. Quem se enquadra nesses requisitos pode se matricular no curso de formação (especialização) para mototaxista, ou se já for capacitado, no curso de atualização.
’CNH Social’
No município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) foram entregues, nesta segunda-feira (25/07), 12 Carteiras de Habilitação do projeto “CNH Social”. Na terça-feira (26/07), em Itacoatiara (distante 176 quilômetros da capital), foi realizada a entrega de 15 CNH’s aos contemplados no projeto com adição de categoria.
O Projeto CNH Social faz parte do Programa Detran Cidadão, que é considerado o maior programa de inclusão social no trânsito do Amazonas, cujo objetivo é conceder, gratuitamente, o curso de formação de condutores para pessoas de baixa renda não habilitadas, e também a formação para adição ou mudança de categoria para quem já tem CNH.
O “CNH Social” foi lançado em dezembro de 2021 e, desde então, já selecionou 10 mil pessoas de todo o Estado para tirar a habilitação ou adicionar e mudar de categoria.