Foto: Alberto César Araújo / Aleam

A Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) divulgou nesta segunda-feira (20/1), o calendário de eventos com a programação do programa “Educando pela Cultura”, que, após sete anos de existência, foi institucionalizado oficialmente no dia 20 de dezembro de 2024, pelo presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), por meio da Resolução Legislativa nº 1.076, de 13 de dezembro de 2024.

O objetivo do programa é a realização de eventos para conscientizar a sociedade sobre a importância, a necessidade e a gravidade de temáticas como: cidadania e direitos civis, direitos humanos, educação e diversidade, diversidade étnico-racial, religiosa e de gênero, violência contra os povos pretos e pardos, violência contra crianças e adolescentes, valorização da vida, entre outras.

As metodologias utilizadas incluem rodas de conversa e apresentações culturais, como jograis, danças, monólogos, música e uso de mídias digitais. “O programa ‘Educando pela Cultura’, ao ser instituído, será realizado anualmente com o apoio da Escola do Legislativo da Casa. Ele tem como objetivo realizar eventos que visam conscientizar a sociedade sobre temas humanitários diversos. O programa contribui para reduzir as desigualdades regionais e aproximar o conhecimento de populações mais isoladas, quando levado a outros municípios”, declarou Roberto Cidade fazendo referência ao “Educando pelo Amazonas”.

A coordenadora do programa, Jacy Braga, falou sobre a expectativa da realização das atividades do “Educando pela Cultura” e “Educando pelo Amazonas”, que leva os programas para além da capital, alcançando municípios e comunidades ribeirinhas, em 2025.

“Estamos com uma programação para atender, inicialmente, 10 municípios neste ano de 2025. Com a institucionalização, o programa ganhou uma boa oxigenada no sentido de nos possibilitar estabelecer parcerias com maior entendimento sobre o nosso trabalho e isso nos dá também maior credibilidade, fortalece os nossos laços com os municípios, ajuda de forma imperiosa este trabalho feito na área da educação. A institucionalização também nos dá a clareza de que os passos que estamos dando junto à gestão do deputado Roberto Cidade estão conseguindo atender o povo de uma maneira mais integral, tanto do ponto de vista de cidadania, quanto de garantia e promoção de direitos humanos. Por isso, esperamos que 2025 seja um ano muito proveitoso, que atendamos todos os municípios planejados e que as atividades atendam às expectativas dos munícipes”, afirmou.

Datas e eventos previstos para o “Educando pela Cultura” e “Educando pelo Amazonas” durante o ano de 2025:

7.3.2025 – “Educando pela Cultura: Dia da Mulher”

19 a 21.3.2025 – “Educando pelo Amazonas” – Nhamundá e Barreirinha

25.4.2025 – “Educando pela Cultura: A história dos povos originários”

21 a 23.5.2025 – “Educando pelo Amazonas” – Humaitá

13 a 15.6.2025 – “Educando Pelo Amazonas” – Tabatinga/ Benjamin Constant

30.6.2025 – “Educando pela Cultura: Festejos juninos e a influência europeia”

6 a 8.8.2025 – “Educando pelo Amazonas” – Lábrea

29.8.2025 – “Educando pela Cultura: Combate ao Feminicídio”

8 a 12.9.2025 – “Educando pela Cultura: Setembro Amarelo”

24 a 26.9.2025 – “Educando pelo Amazonas” – Barcelos

20 a 22.10.2025 – “Educando Pelo Amazonas” – Boca do Acre

25.11.2025 – “Educando pelo Amazonas: Prêmio Nestor Nascimento”

Artigo anteriorPSDB tem conversas avançadas para fusão ou incorporação com o PSD e deve definir futuro até março
Próximo artigoApós denúncia da deputada Joana Darc, família atípica consegue embarcar em avião com animais de suporte emocional