
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou mais uma formação do programa “Escola de Transporte Inclusivo” nesta quinta-feira (19/2), desta vez na garagem da empresa Via Verde, localizada no bairro Lírio do Vale, zona Centro-Oeste. O programa, que visa qualificar motoristas, cobradores e outros profissionais do transporte para promover empatia, respeito e acessibilidade para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), segue expandindo suas atividades após o lançamento e aula inaugural em janeiro.
As equipes do IMMU conduziram a ação com o objetivo de orientar os operadores do sistema de transporte da capital sobre a melhor forma de interagir com urbanidade com esses públicos.
O motorista Bruno Wesley Granjeiro da Silva, com três anos de experiência no setor, compartilhou sua vivência durante uma das atividades práticas, onde tentou embarcar no coletivo usando uma venda. “Passamos a entender o que aquela pessoa vive na realidade. É algo que eu ainda não tinha vivenciado, esse treinamento está abrindo minha mente”, frisou Silva, destacando o impacto da imersão.
Clelia Maia Ferreira, presidente do Conselho Municipal do Idoso, ministrou uma palestra sobre os direitos da terceira idade e elogiou o engajamento dos participantes. “Tenho certeza de que, a partir de hoje, eles realizarão um trabalho mais humanizado. É fundamental que conheçam os direitos dos idosos. Como vivemos em constante movimento, acredito que eles serão novos profissionais no serviço público”, afirmou Ferreira.
Jamily Campelo, da Divisão de Atendimento Social do IMMU, reforçou a importância da formação contínua. “Mais uma empresa parceira é contemplada por este projeto. Nosso objetivo é percorrer todas as concessionárias para que o treinamento alcance todos os operadores do sistema. Percebemos que o conteúdo está sendo muito bem absorvido, eles interagem, compartilham o dia a dia e essa troca de empatia é fundamental”, destacou.
A capacitação é dividida em disciplinas teóricas, que abordam o perfil do usuário do transporte coletivo, atendimento especializado e necessidades humanas, e uma etapa prática. Nesta, os operadores vivenciam desafios reais, como a dificuldade de embarque de um idoso, a orientação de uma pessoa com deficiência visual e o impacto de estímulos sonoros em passageiros autistas, buscando sensibilizá-los para a importância do cuidado em todas as etapas da viagem.
Lançado pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e a Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), o programa teve sua primeira reunião de alinhamento em 12 de janeiro de 2025 e a aula inaugural em 30 de janeiro de 2025, na empresa de ônibus São Pedro, direcionada a motoristas e cobradores do transporte público de Manaus.







