
O projeto cultural Mandinga Mirim – Festival Pedagógico, Inclusão e Sustentabilidade realizou, no domingo (14), a primeira oficina do ciclo de atividades “Vem ser Capoeira”, na sede do Instituto Cultural Alforria Mestre Mauricio, localizada no bairro Águas Claras, zona Centro-Oeste de Manaus.
A iniciativa é viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), do Ministério da Cultura, com execução da Prefeitura de Manaus, por intermédio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). O projeto foi contemplado pelo Edital nº 007/2026 na categoria afro-brasileira.
A primeira oficina reuniu crianças, adolescentes e familiares em uma programação voltada à valorização da cultura afro-brasileira, à inclusão social e à conscientização ambiental por meio da prática da capoeira.
Formação cultural e cidadania
Durante as atividades, os participantes tiveram contato com aspectos históricos, culturais e educativos da capoeira, além de exercícios práticos voltados ao desenvolvimento físico, emocional e social. A programação também buscou estimular valores como disciplina, respeito, convivência comunitária e fortalecimento da identidade cultural.
De acordo com os organizadores, o projeto tem como objetivo ampliar o acesso à cultura e contribuir para a formação cidadã de crianças e jovens, utilizando a capoeira como ferramenta de transformação social.
O idealizador da iniciativa, Rafael Ferreira, conhecido como Mestre Sorriso, destacou a importância do incentivo cultural para a realização das atividades e incentivou outros agentes culturais a participarem dos editais de fomento disponíveis na cidade.
O projeto seguirá com novas ações pedagógicas ao longo dos próximos meses, promovendo atividades voltadas à inclusão, ao fortalecimento dos vínculos comunitários e à preservação das tradições da cultura afro-brasileira.







