Foto: Tadeu Rocha

A deputada Mayra Dias (Avante) apresentou o Projeto de Lei nº 1339 de 2023, que visa implementar medidas de prevenção, proteção e assistência às mulheres vítimas de violência de gênero nos serviços de transporte público coletivo.

“A proteção da mulher sempre foi pauta no nosso mandato. Pensando no bem-estar de todas nós, estamos com um Projeto de Lei em tramitação que tem o objetivo de criar um ambiente mais seguro para as mulheres que utilizam o transporte público coletivo no Estado do Amazonas”, destacou a deputada.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão, 97% das mulheres já foram vítimas de assédio em meios de transporte, e alarmantes 46% das entrevistadas não se sentem seguras ao utilizar ônibus e outros tipos de transporte coletivo.

O Projeto de Lei propõe diversas medidas para lidar com essa realidade preocupante. Entre elas, estão a capacitação dos profissionais que atuam nos serviços de transporte público coletivo sobre a temática da violência de gênero, parcerias com órgãos de segurança pública e instituições de apoio às mulheres para assistência imediata às vítimas, e a promoção de ambientes seguros e livres de violência de gênero nos transportes coletivos.

Além disso, o projeto estabelece medidas de proteção direta às mulheres vítimas de violência nos serviços de transporte público coletivo, como o respeito à sua dignidade, integridade e privacidade, atendimento imediato, humanizado e especializado por parte dos profissionais, encaminhamento à rede integrada de atenção à mulher vítima de violência, e acesso gratuito aos serviços públicos de saúde para realização dos exames necessários.

Artigo anteriorDeputado Dr. George Lins tem três Projetos de Lei aprovados pela Assembleia Legislativa do Amazonas
Próximo artigoTrês Projetos de Lei de autoria de Débora Menezes são aprovados na Aleam