Ana Camargo/Divulgação

Com a proposta de levar o teatro de rua para o coração das comunidades periféricas de Manaus, a Menina Miúda Produções Artísticas se prepara para dar início ao projeto “Miudezas: Circulação e Oficina Teatral”, que inicia nesta sexta (21) e segue até a próxima quinta (27), percorrendo cinco escolas da capital amazonense. A iniciativa inclui apresentações gratuitas do espetáculo “Menina Miúda” nas escolas públicas do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, seguidas por oficinas de teatro de rua, proporcionando às crianças não apenas o contato com a arte, mas também a oportunidade de explorar sua própria criatividade e expressão artística.

O espetáculo “Menina Miúda” conta com o personagem Zé e Constância, interpretados pelo diretor da companhia Cairo Vasconcelos e pela atriz Pabi Xavier. No enredo da peça, Zé utiliza artifícios como lábia, imaginação, presentes e até uma poesia inusitada para conquistar de vez o coração de Constância, que não se rende a ele com facilidade. A obra existe há 5 anos e passou por diversas estruturações e adaptações para poder ser apresentada em diversos lugares, desde teatros fechados a espaços abertos. O projeto foi contemplado pelo edital Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

“Nesse formato de rua, a cenografia conta com grandes tapetes, sombrinhas personalizadas e inspiradas no barroco brasileiro, além de bancos caracterizados por meio da técnica de ‘decoupage’ – técnica artesanal que consiste em colar recortes de papel, tecido ou outros materiais em superfícies. O figurino e acessórios foram elaborados pela figurinista premiada Dione Maciel, onde explorou a riqueza das cores terrosas com o dourado e a estética do sertão nordestino, fugindo dos clichês de representação dessa região”, complementa Cairo.

Capacitação

Além das apresentações, o projeto oferecerá oficinas de teatro de rua para 250 crianças, proporcionando um contato prático com as artes cênicas e incentivando o desenvolvimento de habilidades criativas. “A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura, especialmente entre crianças de baixa renda, promovendo a formação artística desde cedo e despertando o interesse pelo teatro de rua como uma poderosa forma de expressão e empoderamento social. Através das atividades propostas, o projeto visa impactar com certeza a autoestima e a criatividade das crianças, estimulando o protagonismo infantil e fortalecendo o vínculo delas com suas próprias histórias e comunidades”, afirma Vasconcelos.

A “Oficina de Teatro de Rua para Crianças”, facilitada por Cairo Vasconcelos , terá duração de 50 minutos em cada uma das escolas por onde o projeto vai percorrer, e acontecerá logo após a apresentação do espetáculo. O principal objetivo do workshop é introduzir os estudantes ao universo do teatro de rua, estimulando a criatividade, a expressão corporal e o trabalho em grupo por meio de jogos teatrais e brincadeiras que valorizam a ludicidade e a comunicação. “A metodologia do workshop é baseada em dinâmicas lúdicas e colaborativas que incentivam a participação ativa das crianças, respeitando o ritmo e o tempo de cada uma. O teatro de rua é apresentado como uma prática artística acessível e divertida, que estimula a criatividade, a interação com o espaço e o fortalecimento dos laços entre o grupo”, coloca o diretor.

Origem

O projeto “Miudezas” surgiu a partir da vivência de duas circulações da Menina Miúda Produções Artísticas com o espetáculo “Menina Miúda em Cidade Grande”, comenta Cairo. “Eu, enquanto diretor da produtora, observei a importância de projetos nas escolas de Manaus e como os professores e alunos pediam por isso. Realizei a circulação do espetáculo de teatro lambe-lambe chamado ‘Amélia’, levando uma linguagem teatral diferente do convencional para os alunos e eles adoraram. Já a circulação que realizamos com o espetáculo ‘Menina Miúda em 2022, realizamos apresentações nas periferias de Manaus com 10 apresentações. Conhecemos realidades diferentes e foi muito interessante trazer essa circulação para as escolas. Onde temos um público já garantido e que estão abertos a receberem espetáculos e projetos culturais e artísticos”, explica ele.

Cairo comenta que são muitos os desafios em levar o teatro para as escolas, mas ele acredita que maiores ainda são os benefícios de desenvolver projetos artísticos nestes espaços. “Alguns dos desafios estão na logística. Nem todas as escolas possuem espaços adequados para apresentações por oferecem espaços pequenos, ou às vezes não possuírem esses espaços. Algumas escolas apresentam resistência por não enxergar o teatro ou o projeto cultural como uma ferramenta pedagógica de grande relevância para o ensino e aprendizagem dos alunos. Isso acarreta a falta de interesse de alguns alunos, pois, sem contato com o teatro, de forma inicial, muitos demonstram desinteresse ou ficam tímidos, especialmente nas comunidade onde o acesso a cultura é limitado e o teatro não faz parte do dia a dia deles”, dialoga ele.

Ainda conforme Vasconcelos, levar o teatro para as escolas democratiza o acesso à cultura, especialmente nas comunidades periféricas, onde os eventos culturais são limitados. “Acredito que isso desperta o interesse pelas artes nos estudantes. Isso mostra também como o teatro pode ser uma ferramenta pedagógica poderosa a favor da integração de diversas disciplinas: numa peça de teatro podemos ter História, Língua Portuguesa, Ciência, Matemática, dentre tantas outras matérias a serem desenvolvidas pelos professores após as apresentações. Isso facilita o aprendizado de forma lúdica, interativa, principalmente nos tempos atuais de excesso de tela”, pondera ele.

Todavia, o mais importante para Cairo é que, além dos alunos, o teatro envolve os professores, os pais, e toda a comunidade ao redor. “Observar que a arte fortalece esses vínculos criando um ambiente escolar mais acolhedor e criativo é muito satisfatório e me estimula a como diretor, desenvolver ainda mais projetos para as escolas. A Política Nacional Aldir Blanc é fundamental para viabilizar essas ações, garantindo recursos para projetos culturais em comunidades periféricas. Esse fomento permite que iniciativas como o nosso espetáculo alcancem crianças de escolas públicas da cidade, promovendo o acesso à cultura e contribuindo para a formação artística e social dos alunos”, finaliza ele.

Programação nas escolas

21.02 (Sexta-Feira)
• Horário: 14h
• Local: Escola Municipal Professora Tereza Cordovil
Endereço: R. Rio Xingu, 237 – Tarumã Açu, Manaus – AM, 69015-622
Professora Responsável: Lia Regina

24.02 (Segunda-Feira)
• Horário: 14h
• Local: Escola Estadual Ângelo Ramazzotti
Endereço: Praça Nossa Senhora de Nazaré, s/n, Adrianópolis, Manaus – AM, 69057-450
Professor Responsável: Daniel Ferrat

25.02 (Terça-Feira)
• Horário: 14h
• Local: CETI – Marquês de Santa Cruz
Endereço: Rua Virgílio Ramos, s/n – São Raimundo, Manaus-AM
Professor Responsável: Paulo Queiroz

26.02 (Quarta-Feira)
• Horário: 14h
• Local: IV CMPM – Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga
Endereço: R. dos Açaizeiros – Gilberto Mestrinho, Manaus – AM
Professora Responsável: Aline Vasconcelos

27.02 (Quinta-Feira)
• Horário: 14h
• Local: Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva
Endereço: Av. Peixe Cavalo – Tarumã Açu, Manaus – AM, 69023-000
Professora Responsável: Amanda Magaiver

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