
A Direcional Engenharia, uma das maiores construtoras do Brasil, está transformando vidas por meio do projeto “Recomeçar Refugiados”, iniciativa voltada para a inclusão de estrangeiros em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Desde 2024, a ação já garantiu oportunidades de emprego formal, no regime CLT, a mais de 100 pessoas vindas de países como Venezuela, Haiti, Angola, Bolívia e Peru, nos estados do Amazonas, São Paulo e Minas Gerais.
Com apoio das Instituição Hermanitos, no Amazonas, e a Visão Mundial, em parceria com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, em São Paulo e Minas Gerais, o projeto busca não apenas empregar, mas também acolher e preparar esses profissionais para o mercado de trabalho. De acordo com a gestora do Projeto, Glaucia Brasileiro, além de receberem auxílio das ONGs na regularização de documentos e aprendizado da língua, a Direcional oferece treinamentos de segurança e integração. “Nossos times são preparados para receber os novos colaboradores. Frequentemente, realizamos pesquisa de satisfação e bem-estar para sabermos se estão bem integrados às atividades no canteiro de obras e aos colegas de trabalho”, complementa Glaucia.
Impulsionada pela crescente presença de refugiados no Brasil, principalmente da Venezuela, a iniciativa teve início em Manaus, com a contratação de 87 pessoas. Desse total, 59% foram promovidas internamente pelo seu destaque no trabalho. Em São Paulo, são 22 contratadas e, em Minas Gerais, a ação está em fase inicial com um grupo menor.
Um dos exemplos é o venezuelano José Tomaz Rodriguez, de 63 anos, hoje servente de obras na Direcional. Mudou-se para o Brasil há 3 anos devido à crise econômica em seu país. Após dois anos sem conseguir uma vaga no mercado de trabalho em Manaus, ele foi para Belo Horizonte, onde ouviu falar da iniciativa enquanto esperava o ônibus. Contratado há 1 ano pela Direcional, José já indicou amigos para a empresa: “Eu me sinto muito acolhido, mesmo não sabendo falar direito o português e com a idade que tenho”.
Por conta da sua atuação, a Direcional recebeu, em 2024, o Selo “Empresa Amiga do Migrante”, um prêmio em reconhecimento ao papel social da construtora na promoção da inclusão de refugiados em situação de vulnerabilidade. Para 2025, a Direcional planeja expandir o “Recomeçar Refugiados” para empregar pelo menos 300 pessoas nos três estados de atuação das ONGs parceiras. A empresa está aberta a novas parcerias com instituições que atuam na defesa dos direitos de refugiados e da população em situação de vulnerabilidade.
Sobre a Direcional Engenharia
A Direcional Engenharia é uma das maiores construtoras do Brasil, com foco no desenvolvimento de empreendimentos populares, de médio padrão e com atuação em diversas regiões do território nacional. Ao longo de seus 44 anos de fundação, superou a marca de 220 mil unidades entregues e/ou incorporadas. Protagonista do setor no país, faz uso intensivo de tecnologia digital em seus diversos processos e foi uma das pioneiras ao introduzir a possibilidade de compra de imóveis residenciais de forma 100% online. Na engenharia, utiliza métodos construtivos que garantem escala, produtividade e ganhos ambientais com redução significativa no volume de resíduos em obras se comparado ao método tradicional de alvenaria estrutural. A companhia está listada na Bolsa de Valores B3 e possui a mais qualificada classificação de risco S&P Global para o Brasil, rating brAAA desde 2021, reafirmado em abril de 2025.










