
Projetos de arquitetura e urbanismo desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus têm contribuído para a recuperação de áreas históricas, criação de parques e implantação de novos espaços públicos na capital. Nesta segunda-feira (5/10), Dia Mundial da Arquitetura, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) destacou algumas das intervenções realizadas e em andamento na cidade.
Entre os espaços já entregues estão a Casa de Praia Zezinho Corrêa, o mirante Lúcia Almeida, o píer Manaus 355, os parques Gigantes da Floresta e Amazonino Mendes, o Largo de São Vicente e o Casarão Thiago de Mello.
Parte dos projetos está concentrada no centro histórico, onde intervenções buscam recuperar imóveis e áreas anteriormente degradadas, além de ampliar os espaços de convivência. O trabalho envolve também aspectos como acessibilidade, funcionalidade, paisagismo e adaptação das construções às condições climáticas de Manaus.
Novos projetos estão em execução
Entre as intervenções em andamento estão o Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, o Aquário Manaus, a requalificação da rua Ferreira Pena e a recuperação do Casarão de São Vicente.
O Parque Encontro das Águas tem como referência o projeto concebido por Oscar Niemeyer para a área próxima ao encontro dos rios Negro e Solimões. A proposta foi atualizada pelo Implurb para incorporar soluções de engenharia e acessibilidade e ampliar o espaço para funcionar como parque urbano.
Na rua Ferreira Pena, a intervenção prevê requalificação urbana associada à valorização do patrimônio do centro histórico. Já o Casarão de São Vicente integra o conjunto de imóveis históricos submetidos a obras de recuperação.
Além da elaboração e do acompanhamento dessas intervenções, arquitetos e urbanistas do município trabalham na análise e no licenciamento de projetos. Segundo o Implurb, o planejamento busca conciliar preservação do patrimônio, características ambientais da capital e criação de espaços adequados às necessidades da população.







