Imagens: Fábio Romão

Homenagear e dar voz a categoria dos farmacêuticos do Amazonas foi pauta na Casa Legislativa Estadual, por meio da Sessão Especial em alusão ao Dia do Farmacêutico, nesta segunda-feira (25/09), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A solenidade foi propositura da deputada Joana Darc (UB) e do deputado Dr. Gomes (Podemos), e ministrada por ambos.

Representantes de entidades farmacêuticas e bioquímicas e servidores públicos da área da saúde participaram da Sessão Especial, que teve cerca de 50 profissionais homenageados. Na ocasião, a deputada Joana Darc defendeu mais empregos para a categoria e um salário justo aos profissionais.

“Precisamos garantir as vagas e oportunidades para os farmacêuticos dentro da iniciativa privada ou do serviço público, principalmente quando se trata da pesquisa científica. Que o respeito seja gerado dentro e fora da profissão, que vai além de subscrever medicação, pois os farmacêuticos estão em mais de 70 áreas de atuação na saúde, e precisam ser remunerados por isso”, disse a parlamentar.

Uma placa de Honra ao Mérito foi entregue à farmacêutica Dra. Luana Kelly Lima Santana, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM). Em seu discurso, Luana destacou a seguinte frase sobre os farmacêuticos: “O profissional dos remédios para a cura de todos os males”.

Em defesa da Categoria

A parlamentar ainda reiterou o esforço que faz para representar a categoria na Aleam, juntamente com o deputado Dr. Gomes. Inclusive, os parlamentares receberam um ofício, documento entregue pela presidente da CRF-AM, para o aumento e reconhecimento da categoria no Amazonas.

“Recebemos esse documento para que sejam criadas mais oportunidades, e na próxima Sessão Especial, talvez, possamos dizer que estaremos realizando concursos públicos, possibilitando as vagas para os farmacêuticos dentro do Amazonas”, finalizou.

Durante a solenidade, a deputada Joana Darc destacou que durante a infância vivenciou experiências sobre o trabalho desenvolvido pela farmacêutica Cláudia Regina Cajueiro, sua mãe.

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus conta com 223 novos bolsistas do ‘Mais Médicos’ em atuação na rede básica
Próximo artigoFundo de População das Nações Unidas e Fiocruz Amazônia lançam curso online sobre Manejo Clínico da Violência Sexual