Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou23/06/2025 Sputnik/Sergei Karpukhin/Pool via REUTERS • Sputnik/Sergei Karpukhin/Pool via REUTERS

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (1°) que espera que as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia continuem e que os grupos de negociação possam discutir possíveis compromissos.

Ele também afirmou que os objetivos de Moscou permanecem inalterados.

Putin, que conversou ao lado do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, falou que as negociações devem ser conduzidas “sem câmeras e em um ambiente calmo”.

Pressão de Trump sobre a Rússia aumenta

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diminuiu o prazo de 50 dias para 10 dias que deu ao líder da Rússia, Vladimir Putin, para chegar em um acordo sobre a guerra na Ucrânia, ao fim do período o país será taxado com tarifas de 100%.

Segundo o diplomata americano John Kelley, Trump quer um acordo para o fim do conflito até o dia 8 de agosto, acrescentando que “os Estados Unidos estão preparados para implementar medidas adicionais para garantir a paz.”

Na quinta-feira (31), o republicano criticou duramente o comportamento da Rússia contra a Ucrânia, chamando as ações do Kremlin de “repugnantes”. 

Entenda o conflito entre a Rússia e a Ucrânia

A Rússia iniciou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e detém atualmente cerca de um quinto do território ucraniano.

Ainda em 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, decretou a anexação de quatro regiões ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

Os dois lados negam ter como alvo civis, mas milhares morreram no conflito, a grande maioria deles ucranianos.

Acredita-se também que milhares de soldados morreram na linha de frente, mas nenhum dos lados divulga números de baixas militares.

Os Estados Unidos afirmam que 1,2 milhão de pessoas ficaram feridas ou mortas na guerra.

Com informações de CNN Brasil.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp! Fique por dentro das últimas notícias do Amazonas e do Brasil em tempo real. 

Artigo anteriorGominho se emociona ao falar que “ficha” da morte de Preta está caindo
Próximo artigoIncêndio atinge comunidade em Santos (SP); mulher morreu carbonizada