
O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (5), durante sua reunião com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que a Rússia está pronta para garantir fornecimento ininterrupto de combustível para a Índia.
Putin também disse que muitos acordos destinados a fortalecer a cooperação Rússia-Índia foram assinados durante as negociações.
O líder russo está na sua primeira visita à Índia em quatro anos, com o objetivo de impulsionar o comércio com o principal comprador de armas e petróleo marítimo da Rússia, à medida que as sanções do Ocidente pressionam a relação entre Moscou e Nova Delhi.
A visita ocorre em um momento em que a Índia tenta negociar a redução de tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, como forma de punir Nova Delhi por comprar petróleo russo.
Moscou é o principal fornecedor de armas da Índia há décadas e disse que quer importar mais produtos indianos, com o objetivo de aumentar o comércio para 100 bilhões de dólares até 2030.
Desde que os países europeus reduziram a sua dependência da energia russa depois da Rússia ter invadido a Ucrânia, a Índia aumentou as suas compras de petróleo russo com desconto, mas reduziu a importação sob a pressão das tarifas e sanções dos EUA este ano.










