Gabriel Araújo explica como o trabalho de marketing pode influenciar diretamente uma campanha eleitoral.

Primeiro é importante pensar que um candidato não é diferente de um produto e o eleitor de um cliente. O objetivo do marketing e criar um relacionamento entre o cliente e a marca e/ou produto.

Para isso acontecer desenvolvemos estratégias que possibilitem isso. Não é diferente numa campanha eleitoral, temos que mostrar ao público que respectivo candidato é de fato a melhor escolha para o cargo pretendido.

Quando se faz uma campanha sem planejamento estratégico sem uso de informação(pesquisas) ou de ações eficazes o resultado é aquela famosa derrota de goleada nas urnas e o candidato surpreso dizendo “mas só tivemos isso de voto”

Quais os erros mais comuns cometidos pelos candidatos neste período?

1. candidato sumido: só aparece nas eleições grave erro percebido pelo eleitor facilmente

2. Candidato sem propostas: fala de mudar de melhorar a vida do estado município e vida das pessoas mas não explica como discurso vazio

3. A Mensagem: candidato que não se expressa bem, tem um discurso falho confuso, mostrando despreparo insegurança e levando o eleitor a ter dúvidas sobre sua competência para representar o povo

4. Rede social mal trabalhada: a forma mais rápida e eficaz de propagar informações

Existe diferença entre o marketing político e eleitoral?

Sim, marketing eleitoral e usado nas campanhas focado em ganhar as eleições. O marketing político e depois de eleito, quando se faz um trabalho de divulgação das atividades executas pelo político no exercício do seu mandato eu enfatizo inclusive que se gasta uma energia tão grande na campanha que acabam esquecendo de trabalhar o marketing pessoal e político após ganhar eleições. Por isso o povo diz que o político some por 4 anos e só aparece nas eleições. Daria menos trabalho nas campanhas se cada político não se afastasse do seu eleitor durante o mandato.

O que mudou do marketing político ao longo dos anos?

Anos atrás tudo se baseava em santinhos espalhados comícios com bandas ao vivo carretas…

Hoje em dia muita coisa mudou

Primeiro no tocante ao que regulamenta uma campanha. Muitas regras foram colocadas pelo tse a fiscalização ao uso do dinheiro gasto em campanha aumentou. Muitas ações passaram a ser proibidas e etc

Segundo, o eleitor mudou! não aceita mais qualquer falácia, discursos vazios falta de propostas. Está mais bem informado sobre problemas com corrupção que o candidato possa estar envolvido entre outras coisas.

Terceiro, a era digital! As campanhas são feitas em grande parte na internet é uma guerra de conteúdo onde o candidato mais presente mas plataformas digitais com maior engajamento sai na frente.

Artigo anteriorAlerta de diabetes: 3 sinais nos pés que você não deve ignorar
Próximo artigoVídeo: Homens trocam tiros dentro de restaurante em SP