Reprodução/ FAB

O quarto voo com repatriados do Líbano chegou ao Brasil na manhã deste sábado (12/10). A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na Operação “Raízes do Cedro”, do Governo Federal, pousou, às 7h11 (horário de Brasília), na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP).

O avião da FAB transportou 211 pessoas resgatadas, incluindo 12 crianças de colo. A aeronave decolou de Beirute, capital libanesa, às 12h25 desta sexta (11/10). O voo fez uma escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento, e seguiu a para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.

Com o término deste voo, a operação da FAB retirou do Líbano, em uma semana, 885 pessoas e 11 animais domésticos. A orientação do governo é para que todos com capacidade para deixar o país por conta própria o façam, sempre seguindo as recomendações de segurança das autoridades locais.

Conflito

O país do Oriente Médio sofre com bombardeios decorrentes do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah. A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), é empregada na Operação Raízes do Cedro, do governo federal. A repatriação dos brasileiros resulta de um trabalho conjunto entre o Itamaraty em Brasília, Embaixada do Brasil em Beirute e a ação operacional da FAB.

O primeiro grupo era formado por 229 pessoas, sendo 10 bebês de colo, além de três pets, e pousou em 6 de outubro, em São Paulo, onde foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O segundo grupo de repatriados chegou ao território brasileiro na terça-feira (8/10), composto por 227 passageiros e três pets. A terceira nave pousou no Brasil em 9 de outubro.

500 repatriados por semana

Em entrevista coletiva no começo de outubro, o comandante da FAB, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, informou que cerca de 500 pessoas podem ser repatriadas do território libanês por semana.

Com a escalada da violência no país, alvo de uma ofensiva de Israel contra o Hezbollah, o governo brasileiro autorizou o início da operação de resgate no fim de setembro.

Como o Metrópoles noticiou em primeira mão, mais de 3 mil brasileiros no Líbano já buscaram ajuda do Itamaraty para serem resgatados. Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês.

Artigo anteriorLula participa de romaria fluvial do Círio de Nazaré, em Belém (PA)
Próximo artigoAtingida por furacão, Flórida tem menos imóveis sem luz que São Paulo