
O prefeito de Barcelos, Radson Rogerton dos Santos Alves, popularmente conhecido pelo nome de Radinho, criou o Auxílio Barcelense, um programa social que tem por objetivo oferecer assistência financeira a cidadãos do município em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o prefeito, a expectativa é contemplar até o final da atual gestão municipal 2 mil pessoas residentes no município.
Segundo informou Radinho, o Auxílio Barcelense é uma espécie de complemento aos programas Bolsa Família, do governo federal, e Auxílio Estadual, ambos implantados em Barcelos.
Radinho informou, ainda, que o acesso ao benefício contempla apenas famílias comprovadamente situação de pobreza ou extrema pobreza, com renda per capita mensal de até meio salário-mínimo.
Todas deverão estar inscritas e com dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal- CadÚnico.

Conforme observou a secretária de Assistência Social, Mayara Susan, outra exigência indispensável é a comprovação de regularidade de vacinação para as crianças entre 0 a 06 anos de idade e vacinação contra a COVID-19 de acordo com o Programa Nacional de Imunização vigente.
“A Comprovação de matrícula em estabelecimento de ensino regular dos dependentes em idade escolar, entre 03 e 17 anos, com frequência escolar igual ou superior a 80%, também, deverá ser apresentado por ocasião da solicitação do benefício”, ressalta Mayara. “As gestantes deverão apresentar comprovação de acompanhamento pré-natal”, completou.
Gestantes Terão prioridade ao programa, famílias com crianças de 0 a 6 anos; famílias monoparentais, especialmente chefiadas por mulheres; famílias com pessoas com deficiência, idosos ou dependentes e famílias com gestantes e nutrizes.







