O atacante Raphinha vem sendo um dos grandes nomes do Barcelona na atual temporada. Não à toa, o clube catalão é apontado pelas casas de apostas legalizadas no Brasil como o grande favorito a ficar com o título da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol. A atuação do atacante pelo clube, no entanto, contrasta com o momento vivido pela Seleção Brasileira.

Na disputa de La Liga, por exemplo, Raphinha está em quarto lugar na artilharia. Ele participou de 27 jogos, anotando 13 gols e dando oito assistências. Já na Liga dos Campeões, o brasileiro é o máximo goleador do torneio, já tendo balançado a rede em 11 oportunidades.

Ele, aliás, tornou-se o brasileiro com mais gols marcados em uma edição da Liga dos Campeões. Por tudo o que vem fazendo, o seu nome já aparece entre os possíveis candidatos a receber a Bola de Ouro ou o Fifa The Best nesta temporada.

Reta final da Liga dos Campeões

Considerado favorito na Liga dos Campeões, o Barcelona terá pela frente o Borussia Dortmund nas quartas de final do torneio. O primeiro confronto já acontece na próxima quarta-feira (9), enquanto o jogo de volta será realizado na terça-feira seguinte, dia 15.

Quem vencer vai pegar o ganhador entre Inter de Milão e Bayern de Munique. A missão do Barcelona e de Raphinha, portanto, não será nada fácil. Mas o clube catalão quer acabar com o domínio de seu principal rival na competição, o Real Madrid.

O atacante brasileiro é peça fundamental para as pretensões do Barcelona, que certamente também conta muito com Yamal e Lewandowski – isso para mencionar apenas os homens de frente.

Momento no clube contrasta com o da seleção

Se no Barcelona tudo vai bem para Raphinha, na Seleção Brasileira as coisas não são bem assim. Verdade seja dita, individualmente, ele até vinha se saindo bem com a “amarelinha”. Basta dizer que nas Eliminatórias Sul-Americanas, Raphinha é o artilheiro do Brasil. 

No entanto, coletivamente, a seleção vem, há muito tempo, decepcionando. Para piorar, antes da partida contra a Argentina, Raphinha deu uma declaração polêmica ao canal do YouTube de Romário e disse que daria porrada “em campo ou fora” nos argentinos.

Claro que a fala repercutiu, e o atacante brasileiro tornou-se alvo dos argentinos na última partida, que terminou 4 a 1 para a Albiceleste. Tudo isso teve um grande peso em cima de Raphinha e acabou apagando o bom momento que ele vivia com a camisa da seleção.

Ele poderá ser uma peça importante na recuperação do Brasil?

De todo modo, o Brasil deverá se classificar para a próxima Copa do Mundo, e Raphinha, pelo que vem fazendo, deverá ser um dos principais nomes do time. Será que o Brasil poderá contar com o atacante do Barcelona para ir longe no Mundial?

O Brasil vem enfrentando um dilema curioso. Muitos de seus jogadores brilham na Europa, como Vini Jr. e Rodrygo, peças fundamentais nas últimas conquistas da Liga dos Campeões do Real Madrid, mas não conseguem repetir as atuações com a amarelinha.

Raphinha poderá quebrar essa tendência e ter, pela Seleção Brasileira, o mesmo desempenho que tem em seu clube? Se o Brasil quiser ter sucesso no próximo Mundial, vai precisar muito desses jogadores, assim como de Neymar, que também é uma incógnita.

A próxima missão, porém, será a escolha do novo treinador. Desde a demissão de Dorival Júnior, há um clima de incerteza no ar. Alguns nomes têm sido cogitados, como os de Carlo Ancelotti, Jorge Jesus e Filipe Luís. Por enquanto, todavia, não há nada acertado com nenhum deles, e o Brasil segue sem rumo.

Artigo anteriorINSS: veja calendário de pagamento do 13° de aposentado e pensionista
Próximo artigoEstudante do Amazonas participa da maior feira de ciência e engenharia do mundo