Pesquisa de intenção de votos divulgada nesta segunda-feira, 30, pelo Instituto Real Time Big Data, conclui que o candidato à reeleição, Wilson Lima (UB), se aproxima em escala surpreendente do ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), líder na corrida eleitoral.
Wilson Lima, que no dia 14 em setembro do ano passado (2021) contava apenas com minguados 15% de intenção de votos, segundo a própria Real Time, aparece, hoje, com 23%, contra os 29% obtidos por Amazonino Mendes.
À época a diferença pró-Amazonino (Amazonino Mendes 28%; Wilson Lima 15%) era de 13%. Oito meses depois, ou seja, na data de hoje, a diferença (29% – 23%) caiu para apenas 6 pontos percentuais.
O jogo ainda não terminou e as pesquisas não são definitivas. Apontam tão somente uma tendência do momento. Ainda assim, fica claro que, na disputa pelo governo, Amazonino perde fôlego e sofre vertiginosa queda na preferência do eleitor.
O instituto ouviu 1.500 pessoas nos dias 27 e 28 de maio em 15 municípios do Amazonas. O nível de confiança da pesquisa é de 95% — o que significa que, se levarmos em consideração a margem de erro, a probabilidade de o resultado da pesquisa retratar a realidade é de 95%
Pesquisa estimulada governador
Amazonino Mendes (Cidadania): 29%
Wilson Lima (União Brasil): 23%
Eduardo Braga (MDB): 17%
Ricardo Nicolau (SD): 6%
Henrique Oliveira (Podemos): 4%
Carol Braz (PDT): 3%
Marcelo Amil (PSOL): 1%
Nulo/Branco: 9%
NS/NR: 8%
Espontânea governador
Amazonino Mendes (Cidadania): 13%
Wilson Lima (União Brasil): 10%
Eduardo Braga (MDB): 7%
Ricardo Nicolau (SD): 1%
Henrique Oliveira (Podemos): 1%
Arthur Virgílio (PSDB): 1%
David Almeida (Avante): 1%
Nulo/Branco: 25%
NS/NR: 41%