A Receita Federal abre, às 10h desta terça-feira (23/2), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de fevereiro deste ano.

O crédito bancário será realizado nesta sexta-feira (26/2), para 113.121 contribuintes, totalizando mais de R$ 183 milhões.

Desse total, R$ 86,7 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal.

São eles: 2.641 contribuintes idosos acima de 80 anos, 19.221 entre 60 e 79 anos, 1.611 contribuintes com alguma deficiência física ou mental e 6.580 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 83.068 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 10 de fevereiro de 2021.

Como saber?

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na Internet (clique aqui), e, no Portal e-CAC, o serviço Meu Imposto de Renda.

Caso identifique inconsistências de dados pelo processamento o contribuinte pode fazer a autorregularização mediante entrega de declaração retificadora, ou seja, com os dados corrigidos.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones. Neste caso, é possível consultar diretamente nas bases da Receita informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Restituição

A restituição será creditada na conta corrente informada na declaração e ficará disponível no banco durante um ano a partir da data do pagamento do lote.

Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito.

O contribuinte também poderá fazer o agendamento no Portal do Banco do Brasil (acesse aqui). (Metrópoles)

Artigo anterior“Easy goes, easy comes”, diz Mourão sobre queda das ações da Petrobras
Próximo artigoIdam entrega licenciamento ambiental para maior produtor de laranja de Caviana