Fotos: Alex Pazuello/ Secom

O programa Recupera Fone, criado pelo Governo do Amazonas possibilitou que a universitária Joice Aguiar, de 29 anos, recuperasse o celular furtado em 2022. O aparelho foi localizado no município de São Gabriel da Cachoeira (a 850 quilômetros de Manaus), e devolvido à proprietária. O programa faz parte de uma estratégia estadual para enfrentar o crime organizado e reduzir os índices de furto e roubo de aparelho celular no estado.

A universitária conta que o aparelho foi furtado durante um evento. Joice acreditava que não recuperaria mais o celular, até que ela decidiu verificar a possibilidade por meio do RecuperaFone.

“Em 2024 começou o programa o RecuperaFone e eu ainda queria recuperar meu celular. Eu entrei em contato, reenviei o Boletim de Ocorrência. E depois entraram em contato comigo falando que tinham encontrado meu celular em São Gabriel da Cachoeira. Ele foi vendido e repassado e essa pessoa morava em São Gabriel da Cachoeira”, relembra Joice.

Para ela, a iniciativa devolve mais do que um bem material. “A gente trabalha para conquistar, é muito difícil comprar uma coisa, guardar dinheiro e aí no fim vem alguém que leva aquele bem que lutou tanto para conquistar. O programa é muito importante para restituir a nossa confiança na sociedade”, destacou.

Programa

Lançado em setembro de 2024 pelo governador Wilson Lima, o RecuperaFone é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) que recuperou mais de seis mil aparelhos extraviados no estado. A ação cruza informações de boletins de ocorrência com o IMEI (código de identificação dos celulares) por meio de um software especializado, permitindo identificar dispositivos com restrição em operações policiais e estabelecimentos comerciais.

Quando um aparelho furtado ou roubado é localizado, a polícia entra em contato com o proprietário para providenciar a devolução, como explica a coordenadora do Núcleo (NIRC), Carolina Kanitz.

“Nós fazemos um filtro dos telefones que foram roubados, fazemos um cruzamento dos dados com as operadoras e aí quando nós descobrimos quem com quem estão os aparelhos, a gente começa a encaminhar notificações via WhatsApp para as pessoas que estão com o telefone com restrição de roubo ou furto. Quando a gente localiza, a gente faz o termo para devolver para o verdadeiro dono”, explicou a coordenadora.

Como participar?

Para ter acesso ao serviço, a vítima precisa: Registrar um Boletim de Ocorrência presencialmente em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou via Delegacia Virtual; Informar obrigatoriamente o IMEI do aparelho no boletim; Aguardar o contato da polícia, caso o dispositivo seja recuperado.

O número de IMEI pode ser consultado discando *#06# no telefone. Com esses dados em mãos, o programa RecuperaFone pode atuar na recuperação do dispositivo.

Artigo anteriorNoivo morre de anemia rara logo após enviar convites de casamento
Próximo artigoIdam leva mutirão de retificação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) a Rio Preto da Eva