Getty Images

O suco de amora com ora-pro-nóbis é uma ótima pedida para o verão. Além de refrescante, a bebida é rica em nutrientes que fazem um bem danado para a saúde.

A amora é uma das frutas vermelhas mais benéficas para o organismo. Ela é rica em vitamina C e minerais como magnésio, potássio e fósforo e tem alto poder antioxidante. Por isso, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e combate de doenças infecciosas.

“Ela atua evitando a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular, além de ser excelente para a saúde cardiovascular por conta da presença de fitoquímicos, como as antocianinas e carotenoides”, revela a nutricionista Danielle Bayma, membro da Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).

A ora-pro-nóbis, por sua vez, é uma planta comestível com propriedades medicinais devido a presença de fibras, vitaminas A, C e do complexo B, proteínas e minerais como cálcio, ferro e fósforo.

As fibras contribuem com o funcionamento do intestino, com a melhor digestão e prevenção da constipação e prisão de ventre, além de ajudar na prevenção da diabetes, controle do colesterol e perda de peso.

O consumo dessas fibras aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer por períodos mais longos.

Getty Images

Suco de amora com ora-pro-nóbis:

Ingredientes

  • 2 xícaras de folhas frescas de ora-pro-nóbis (cerca de 40 folhas);
  • 2 xícaras (chá) de amoras frescas;
  • 2 xícaras (chá) de água gelada.

Modo de preparo
Lave as folhas de ora-pro-nóbis em água corrente. Caso elas tenham espinhos, retire-os cuidadosamente com uma faca ou tesoura de cozinha.

Cozinhe as folhas em água por três minutos para amolecê-las e reduzir o teor de oxalato. Embora a substância seja naturalmente eliminada na urina, o consumo em excesso pode favorecer a formação de pedras nos rins em pessoas que têm maior tendência.

Após o cozimento, esprema as folhas para extrair o máximo de líquido possível. Coloque-as no liquidificador, adicione as amoras frescas e higienizadas e bata com a água. Em seguida, adoce se achar necessário, bata novamente e sirva.

Com informações de Metrópoles e Saúde em Dia

Artigo anteriorSisu 2024: confira a distribuição das 264 mil vagas por instituição
Próximo artigoRoma demite José Mourinho após dois anos e meio