Shirlaine Forrest/Getty Images

No primeiro pronunciamento à nação após assumir o trono, o rei Charles III concedeu ao filho mais velho, príncipe William, o título de príncipe de Gales, antes carregado por ele. Em consequência, Kate Middleton, esposa do herdeiro, será a primeira pessoas a usar o título de princesa de Gales desde Lady Di, falecida, em 1997.

O monarca reforçou que entrega ao casal os títulos escoceses. William também será o duque de Cornualha. Com a morte da soberana, membros seniores da realeza britânica receberão novos títulos.

“Este também é um momento de mudança para minha família. Conto com a ajuda amorosa da minha querida esposa, Camilla. Sei que ela trará às exigências de seu novo papel a firme devoção ao dever em que confio tanto. Como meu herdeiro, William agora assume os títulos escoceses que tanto significaram para mim”, declarou.

“Ele me sucede como Duque da Cornualha e assume as responsabilidades pelo Ducado da Cornualha que assumo há mais de cinco décadas. Hoje, tenho orgulho de criá-lo príncipe de Gales, Tywysog Cymru, o país cujo título tive o privilégio de ostentar durante grande parte da minha vida e dever”, continuou.

“Com Catherine ao lado dele, nosso novo príncipe e princesa de Gales, eu sei, continuarão a inspirar e liderar nossas conversas nacionais, ajudando a trazer os marginais para o centro, onde uma ajuda vital pode ser dada. Também quero expressar meu amor por Harry e Meghan enquanto eles continuam construindo suas vidas no exterior”.

Espera-se também que o príncipe Edward, o filho mais novo do príncipe Philip e da rainha, assuma o título de seu falecido pai como duque de Edimburgo. Enquanto a esposa, Sophie Wessex, se tornará a duquesa de Edimburgo.

Entre os membros mais jovens da realeza, os filhos do príncipe Harry e Meghan Markle se tornarão o príncipe Archie e a princesa Lilibet. Eles não tinham denominações reais na época em que a rainha ocupava o cargo de chefe da dinastia Windsor.

(Metrópoles)

Artigo anteriorProdutor confirma pausa em The Crown após morte da rainha Elizabeth II
Próximo artigoTaís Araujo revela que fala com filhos sobre racismo para protegê-los