A Prefeitura de Manaus reinaugurou naa sexta-feira, 2, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alfredo Campos, localizada na avenida Cosme Ferreira, s/n no bairro Zumbi II, zona Leste. Com a entrega da obra, que é 50ª na área da saúde feita pela atual gestão municipal, a atenção básica no bairro passa a ter uma cobertura de 80%. O espaço de 1,2 mil m2 irá funcionar em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 12h.

“Estamos entregando essa UBS totalmente reformada, remodelada, modernizada para que as pessoas tenham um acesso de melhor qualidade na Atenção Primária. Chegamos a quase 60% de cobertura em Atenção Primária em Manaus. Este é um índice muito positivo e queremos ampliar ainda mais. Ainda este ano iremos entregar quatro UBSs que estão em reforma e duas UBSs fluviais, que irão oferecer nas comunidades ribeirinhas todos os serviços que uma grande como a UBS Alfredo Campo oferece”, adiantou o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Ainda segundo o secretário, o desemprego fez aumentar a demanda sobre o SUS municipal em pelo menos 30%. O consumo de medicamento cresceu também e as farmácias estão sendo abastecidas com maior margem de sobra para atender a nova demanda. “Nesse mar de dificuldade, temos contado com uma energia adicional dos servidores da Semsa. É extraordinário o poder de união dos profissionais. A gestão municipal é muito grata a todos eles”, destacou Homero.

Para a vice-presidente da Associação dos Moradores do Zumbi II, Maria Joana Pascoal, a população do bairro ganha mais comodidade com a entrega. “O atendimento não parou. Uma parte funcionava, enquanto a outra estava em reforma. O serviço já era bom, agora vai ficar melhor com todos os serviços sendo oferecidos em um espaço mais amplo”, avaliou.

Carteira de Serviços

Serão oferecidos na nova UBS Alfredo Campos consultas médica e de enfermagem, serviço odontológico, ultrassonografia, eletrocardiograma, farmácia clínica, sala de vacina, posto de coleta laboratorial, dispensação de medicamentos, administração de medicamentos, curativo, nebulização, exame citopatológico e inspeção da mama, serviço de referência para exame do dopller vascular, avaliação neuromotora do pé diabético, testagem rápida (HIV/sífilis e hepatites), atendimento e profilaxia da raiva humana, abordagem sindrômica das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além de acompanhamento por meio de programas de saúde e atividades de promoção e prevenção à saúde.

A equipe conta 107 servidores. São 8 médicos clínicos, 1 médico ultrassonografista, 1 médico radiologista, 1 ginecologista, 4 pediatras, 8 enfermeiros, 4 cirurgiões dentista, 4 assistentes sociais, 2 farmacêuticos, 17 assistentes em administração, 9 auxiliares de enfermagem, 8 agentes comunitários de saúde, 3 auxiliares em saúde bucal, 5 auxiliares de patologia clínica, 20 técnicos em enfermagem, 12 auxiliares de serviços gerais.

Alfredo Campos

Augusto Pereira Campos nasceu em Barcelos e veio para Manaus aos 13 anos. Formou-se médico na primeira turma de Medicina da Universidade do Amazonas, em 1971. Especializou-se em ginecologia e obstetrícia. Foi deputado estadual cinco vezes. Foi subsecretário municipal de saúde, na administração do secretário Deodato de Miranda Leão. Faleceu em 19 de agosto de 1992.

Artigo anteriorAlunos da rede pública municipal recebem formação de clube de programação e informática
Próximo artigoDecisão do TJAM determina que UEA conceda a estudante acesso ao diploma