Comando Vermelho é apontado em relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública como a facção com maior presença no Amazonas, atuando em 19 municípios e influenciando rotas do tráfico na região (Foto: Foto: Junio Matos - A Crítica)

Relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado em dezembro de 2025, mostra que ao menos 25 dos 62 municípios do Amazonas possuem atuação de facções criminosas e que em pelo menos quatro municípios há duas ou mais organizações criminosas.

De acordo com o estudo, o Comando Vermelho (CV) está presente em 19 cidades de forma única, enquanto o Primeiro Comando da Capital (PCC) atua apenas no município de Coari. Já os Piratas do Solimões comandam as ações criminosas em três municípios do estado.

De acordo com o estuo, o PCC vem perdendo abrangência no Amazonas, sobretudo após o CV ter tomado a última área sob o controle da facção paulista em Manaus – a Comunidade de Valparaíso, localizada no bairro de Nossa Senhora de Fátima, Zona Norte de Manaus.

O estudo aponta, ainda, que os municípios de Japurá e São Gabriel da Cachoeira registram a presença de grupos criminosos colombianos, como o Estado Maior Central (EMC) e a facção Ex-Farc Acácio Medina. Ambos operam em parceria com o Comando Vermelho (CV), fornecendo maconha e cocaína para o tráfico de drogas na região.

“Por ser um extenso estado e rota dos entorpecentes oriundos tanto da Colômbia quanto do Peru, o estado do Amazonas tem sido estratégico para que o CV garanta o controle pleno sobre as rotas do narcotráfico que atravessam esse estado, principalmente as que utilizam os rios, furos e igarapés”, aponta o estudo.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública relata, também, que a região do Alto Solimões, no sudoeste do Amazonas, se consolidou como uma das principais rotas do tráfico internacional de drogas na Amazônia, com forte atuação e disputa de dois dos maiores grupos criminosos do país: o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Municípios com atuação de facções

Anamã – CV

Atalaia do Norte – CV

Barcelos – CV e Piratas dos Solimões

Benjamin Constant – CV

Borba – CV

Carauari – CV

Coari – PCC

Codajás – Piratas dos Solimões

Envira – CV

Guajará – CV

Iranduba – CV

Itacoatiara – CV

Itamarati – CV

Japurá – CV e Estado Maior Central (EMC)

Lábrea – CV

Manaus – CV

Maués – CV

Parintins – CV

Rio Preto da Eva – CV

Santo Antônio do Içá – CV

São Gabriel da Cachoeira – CV e Ex-Farc Acácio Medina

São Paulo da Olivença – CV

Tabatinga – CV

Tefé – CV e Piratas dos Solimões

Tonantins – CV

Artigo anteriorPreço da cesta básica cai 8,12% em Manaus no segundo semestre de 2025, aponta Conab
Próximo artigoVice de Omar precisa ter “densidade” em Manaus, e Salazar é citado