Foto: Reprodução/ Google imagens

Nos primeiros três meses do ano, a Renner fechou pelo menos 20 lojas físicas de suas marcas. Foram 13 unidades fechadas da Camicado, rede de lojas especializada em casa & decoração, quatro da Renner e três da marca YouCom, marca de lifestyle jovem. A empresa informou em comunicado que iniciou um processo de reavaliação da rentabilidade de suas operações.

As ações da companhia sobem mais de 5% e são cotadas a R$ 15,42 na B3.

“Passado o período da pandemia, que impactou o fluxo e custos de algumas localidades, a companhia retomou de forma mais dinâmica o processo de avaliação da rentabilidade das suas operações e decidiu fechar algumas unidades, principalmente aquelas que poderiam ser absorvidas pelo parque de lojas, resultando em maior eficiência, com aumento de venda por m² e redução de custos”, informou a empresa em comunicado.

A Renner também pretende abrir neste ano de 15 a 20 lojas físicas da marca Renner, sendo 75% em novos locais, além de dez a 15 lojas da Youcom e cinco da Ashua, marca feminina de tamanhos plus size. Não há informação sobre novas lojas da Camicado.

Inflação e endividamento afetam vendas da Camicado

Mesmo com o fechamento, o número de lojas físicas da Renner e da Youcom é maior agora do que nos três primeiros meses do ano passado. Só as unidades da Camicado encolheram. No primeiro trimestre de 2022, a companhia tinha 414 lojas da Renner no país. Hoje, são 431. Da Camicado, eram 120 e hoje são 110. E da Youcom são 111 atualmente, frente às 104 do ano passado.

No primeiro trimestre deste ano, a Renner teve lucro líquido de R$ 46,8 milhões, percentual 75,6% menor do que os R$ 191,6 milhões verificados no mesmo período de 2022. A receita cresceu 2,25% na comparação anual e chegou a R$ 2,2 bilhões.

Na análise de seus números do trimestre, a empresa informou que no segmento de Home & Decor houve maior participação das vendas através do digital. Além disso, a Camicado enfrentou um cenário “desafiador”, com ambiente macroeconômico mais difícil, com alta da inflação e endividamento das famílias em níveis elevados.

Isso explica o fechamento de 13 unidades da Camicado. Segundo a companhia, isso resulta, inicialmente, em efeito negativo nas vendas. No entanto, ao longo do tempo, as demais unidades absorvem esse impacto e passam a ter maior rentabilidade.

“O cenário macroeconômico ainda desafiador, com pressão inflacionária acumulada, além de endividamento das famílias em patamares recordes têm afetado o poder de compra e hábito dos consumidores”, diz o texto.

Temperaturas mais altas

Outro fator que impactou o desempenho da companhia, no primeiro trimestre, foi o clima. As temperaturas acima da média em março, e superiores ao esperado pela empresa, mês em que a coleção outono-inverno já estava disponível nas lojas. Isso reduziu vendas. No ano passado, as temperaturas nessa época do ano estavam mais baixas, o que impactou positivamente nas vendas.

Além disso, diz o comunicado, houve um erro estratégico da Renner ao antecipar roupas de inverno e reduzir a coleção de meia estação.

“Com receio de atrasos na cadeia de fornecimento, a companhia decidiu reduzir a coleção de transição com itens de meia estação e antecipar a entrada de itens de inverno, buscando um melhor equilíbrio de estoque. Esse ajuste acabou afetando ainda mais as vendas, pela falta dos produtos de meia estação, que tiveram demanda maior no período, dada a extensão das temperaturas mais elevadas ao longo de todo o mês de março”, explica a empresa.

Com informações de: O Globo

Artigo anteriorCervejada do Blog Azul contará com apresentação do trio oficial do Caprichoso
Próximo artigoJoana Darc reafirma denúncia contra o Cetas-AM por armazenar e utilizar medicamentos e insumos vencidos, sem veterinário para manusear