A dependência do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Itacoatiara (AM) virou palco de vexame nesta quinta-feira (24). O motorista e segurança particular do prefeito Mário Abrahim (PSC), Adevaldo Tavares Alves, agrediu e ameaçou de morte o repórter correspondente da Rede Amazônica e Itacoatiara, Leandro Marques.

O repórter que teve o equipamento jogado no chão, levou um soco no estômago e, junto com o cinegrafista, foi expulso do ambiente aonde tentava registrar a distribuição tumultuada do “auxílio enchente”.

Segundo a matéria de Hiel Levy, a gestão de Abrahim se impõe pelas ameaças e autoritarismo. Em abril, o irmão do prefeito, Chibly, atacou um agente administrativo que registrava a retirada irregular de lixo hospitalar do hospital regional José Mendes. 

No vídeo é possível ver o momento em que o assessor ameaça e agride o repórter.

Eu vou dizer uma coisa pra ti, se sair uma vírgula, uma vírgula falando mal do prefeito Mario Ibrahim, se sair uma vírgula, tu vai pegar-lhe uma surra. Tá bom? Dê o fora daqui.

O homem dá um tapa no repórter, que derruba o equipamento de gravação. Depois, o repórter Leandro Marques aparece no vídeo: “Não toque mais em mim. Não toque em mim. Se tocar em mim, vai piorar a situação”.

“Se sair uma foto minha tu tá morto.”, diz no vídeo.

Após a discussão, o repórter levou o soco no estômago e a equipe foi expulsa do local. O caso foi registrado no 19º Distrito Integrado de Polícia da cidade. Mário Abrahim não se manifestou sobre o incidente.

Em nota, Procuradoria-Geral do Município de Itacoatiara informou que a Prefeitura determinou a exoneração do servidor envolvido e que uma sindicância vai ser aberta para apuração dos fatos. 

Sindicato dos Jornalistas repudia ato

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM, repudia por meio desta, a agressão e ameaça de morte realizada por assessores do prefeito Mário Abrahim contra o repórter Leandro Marques, correspondente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão no município de Itacoatiara, no Amazonas.

A entidade que representa os jornalistas amazonenses, destaca a importância do respeito que as autoridades públicas devem ter ao livre exercício profissional, bem como à liberdade do trabalho da imprensa para que a sociedade possa ser bem informada.

A direção do Sindicato solidariza-se com o repórter Leandro Marques, e coloca-se à disposição para acompanhar o desdobramento dos fatos na violência praticada contra o correspondente e ao jornalismo.

Manaus, 24 de junho de 2021.

Direção

Artigo anteriorPresidente do TRF1 derruba liminar e doses da vacina Pfizer podem ser enviadas ao interior do Amazonas
Próximo artigoArthur Neto contesta David Almeida e diz que foi o gestor que mais promoveu o reconhecimento aos educadores