Terapia de reposição hormonal é indicada para pessoas que sofrem com os sintomas da menopausa • Freepik

A terapia de reposição hormonal (TRH) é cercada de uma série de mitos que recaem sobre as pessoas com útero, sobretudo, no período da menopausa. É nessa faixa que as equipes médicas costumam receitar hormônios como o estrogênio e a progesterona na tentativa de mitigar os sintomas clássicos desse momento da vida.

A TRH pode ser feita com comprimidos, uso de géis ou adesivos transdérmicos. Não raro, são disseminadas informações equivocadas que contribuem para a criação de um estigma em torno da reposição hormonal e ampliando a crença de que ela traz apenas riscos ao corpo e pode até fazer as pessoas engordarem.

Para elucidar os mitos e verdades sobre o tema, a CNN conversou com a endocrinologista e doutora pela Universidade de São Paulo (USP) Lorena Amato. Ela explicou que a terapia de reposição hormonal oferece riscos que menores do que os benefícios.

“É importante alertar que a terapia de reposição hormonal não funciona como anticoncepcional. Então, se foi iniciada a terapia na perimenopausa, quando ainda não estava diagnosticada a menopausa, há alguma chance, por mais que muito remota, de engravidar”, afirmou.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorMascar chiclete libera centenas de microplásticos na boca, diz estudo
Próximo artigoEstado de SP registra 20 mortes por febre amarela desde dezembro