Um grupo de arqueólogos encontrou os restos mortais de mais de 240 pessoas, incluindo crianças, debaixo de uma antiga loja de departamentos. Os profissionais trabalhavam no local porque ali havia sido um convento medieval. A descoberta ocorreu no antigo edifício Ocky White, localizado na cidade de Haverfordwest, no condado de Pembrokeshire, no País de Gales, Reino Unido. As informações são do Daily Post.

Os arqueólogos acreditam que as ruínas pertençam ao mosteiro Priorado de São Salvador, que foi fundado por monges dominicanos por volta de 1256.

Depois de muitos anos se tornou a Ocky White, que foi uma loja de departamento muito popular, até fechar em 2013.

O supervisor do trabalho, Andrew Shobbrook, informou à BBC que o local é “bastante prestigioso para ser enterrado. Você tem uma variedade de pessoas, desde os habitantes mais ricos até os moradores da cidade em geral”. Por isso os arqueólogos acreditam que tenha sido usado como cemitério até o início do século 18.

Cerca de metade dos restos mortais são de crianças. Outros apresentam ferimentos na cabeça, que são compatíveis com uma batalha.

“Sabemos que a cidade foi sitiada em 1405 por Owain Glyndŵr e esses indivíduos podem ser vítimas desse conflito”, disse Shobbrook, em referência a batalha que envolveu galeses e franceses contra a ocupação inglesa no País de Gales.

Todos os restos humanos serão analisados e depois enterrados em solo sagrado nas proximidades do local onde foram encontrados.

Já o local da expedição será remodelado para se tornar um empório de alimentos e um bar.

Artigo anteriorDj Raulino faz show no Dia das Crianças do Muy Gringo
Próximo artigoDia Mundial da Artrite: como manter as articulações saudáveis ao envelhecer