Nesta quinta-feira (18), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) sediou uma audiência com a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) e outras entidades relacionadas para discutir o andamento das operações e compromissos da nova gestão da saúde estadual. A reunião foi organizada pelo Grupo de Trabalho Saúde (GTSaúde-MPAM), uma iniciativa do MPAM para avaliar e garantir a integridade nos serviços de saúde.

Coordenada por Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, procuradora de Justiça e líder do GTSaúde, a reunião contou também com a presença dos promotores de Justiça Cláudia Raposo da Câmara, Edgar Maia de Albuquerque, e Edinaldo Aquino Medeiros. O encontro teve como foco avaliar os primeiros dias de trabalho da nova secretária de Saúde, Nayara Moraes, e reafirmar os compromissos assumidos pela gestão anterior para a melhoria contínua dos serviços de saúde no Amazonas.

Durante a audiência, foram discutidos os desafios atuais enfrentados pelo sistema de saúde do estado, incluindo a necessidade de estabelecer uma média de preço que sirva de base para os contratos e serviços. O promotor Edinaldo Aquino Medeiros destacou a importância de investigações contínuas para assegurar a eficiência e a transparência na utilização dos recursos públicos.

Por sua vez, a secretária Nayara Moraes apresentou um balanço inicial de sua gestão, que inclui um diagnóstico em andamento sobre os custos da saúde, pagamentos, e outras variáveis críticas. Ela também respondeu a questionamentos sobre contratos e indenizações, mostrando a abertura da nova gestão para o escrutínio e a colaboração com o Ministério Público.

Ao final da reunião, ficou acordado que a SES-AM fornecerá ao GTSaúde uma relação detalhada dos contratos vencidos e a vencer em 2024, bem como uma planilha atualizada dos pagamentos feitos aos trabalhadores da saúde até a primeira quinzena de maio de 2024. Este esforço conjunto entre o MPAM e a SES-AM é parte de um compromisso maior com a transparência, a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos amazonenses.

Artigo anteriorHomem é preso suspeito de torturar e estuprar mulher que conheceu por aplicativo
Próximo artigoGoverno do Amazonas inaugura exposição etnográfica “Wirãdé Kuri” no Dia dos Povos Indígenas