Em data ainda a ser definida, a Comissão de Vigilância Permanente da Amazônia e Meio Ambiente (COMVIPAMA), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), irá promover uma reunião com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Saúde (Semsa) e de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), entre outras instituições, para debater estratégias que viabilizem a chipagem de cães e gatos na cidade, auxiliando o controle da população de animais, além de identificar e responsabilizar os proprietários dos mesmos, casos eles sejam abandonados.
Na manhã desta terça-feira (11), o diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Manaus (CCZ), Francisco Zardo, acompanhado do presidente da COMVIPAMA, vereador Everaldo Farias (PV), checou a situação de alguns cães que perambulam pela área externa da Casa Legislativa, e que deverão ser submetidos, futuramente, a chipagem.
“Precisamos conscientizar a população de que abandono e maus tratos a animais são crimes. A dificuldade não é a lei, mas fazer com a pessoas entendam que é necessária a chipagem do animal, para identificar o dono e puni-lo, caso ele abandone em algum momento o seu animal”, destacou Everaldo.
Segundo ele, a proliferação de animais que vagam pelas ruas de Manaus, em um primeiro momento se trata de um problema de saúde pública, mas posteriormente acaba se transformando em um problema ambiental. Com a identificação dos donos que não cuidam de seus gatos e cães, deixando-os à revelia, e a punição dos mesmos, o problema deverá diminuir. Uma campanha de conscientização nas escolas, tanto na rede estadual quando na municipal de ensino, também não é descartada por Farias.
“A chipagem animal também ajudará a fazer uma espécie de senso, além de auxiliar no controle dos animais que perambulam ou são abandonados pelos donos”, observou Zardo. Segundo ele, a Semsa, por meio do programa ‘Carreta do Bem Estar Animal’ realizará o atendimento veterinário móvel aos animais domésticos em diversas zonas de Manaus. Entretanto, não há um levantamento de quantos animais precisam de atendimento de castração, por exemplo.







