A tragédia decorrente das chuvas no Rio Grande do Sul atingiu níveis históricos, com 136 mortes registradas até este sábado (11). O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu uma nota técnica alertando que neste domingo (12/5) de Dia das Mães pode ser marcado por mais inundações e deslizamentos.

O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) publicou um comunicado destacando a elevação do nível dos rios como motivo de alerta.

“Temos as chuvas se confirmando em nosso estado, e deve haver elevação dos rios por conta das chuvas, especialmente nas regiões norte e nordeste”, afirmou o governador. “Rios Taquari, Jacuí, Sinos, Rio Caí devem ficar em alerta para essa madrugada de sábado para domingo. Já há elevação em Estrela, subindo novamente em cota de inundação e impacto em muitas residências.”

Leite ressaltou que não é seguro para as pessoas voltarem às suas casas neste momento.

“A gente tem destacado que não é o momento de voltar, não é seguro ainda. Coloquem em segurança a si e às suas famílias”, enfatizou.

O Cemaden alertou que estão em risco várias regiões do estado, incluindo a Metropolitana de Porto Alegre, devido à previsão de chuva com possibilidade de altos acumulados para este domingo, principalmente na porção centro-norte do estado. Isso, somado à permanência das inundações, aos níveis fluviométricos elevados em vários municípios e ao deslocamento das ondas de cheia, agravará a situação hidrológica de municípios nessas regiões.

As bacias do Rio Uruguai e do Lago Guaíba estão entre as mais afetadas, com rios acima da cota de transbordamento. O Cemaden alertou para a elevação acentuada dos níveis dos rios nessas bacias, o que pode resultar em novos eventos de inundação e alagamentos.

A previsão meteorológica indica a possibilidade de altos acumulados para as bacias dos rios Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí, todas com níveis acima da cota de transbordamento em vazante no baixo curso. Em função disso, é esperada a elevação acentuada dos níveis dos rios dessas bacias, ocasionando novos eventos de inundações e alagamentos, segundo o Cemaden.

Artigo anteriorWill Smith e Chris Rock fazem as pazes dois anos após tapa, diz amigo
Próximo artigoApós críticas, Davi Brito volta para casa e promete prestar contas sobre doações ao Rio Grande do Sul