
A partir deste sábado (29/03), cerca de 150 plataformas de streaming do mundo afora passarão a contar com o álbum ‘EletroGambá: Da Tradição ao Contemporâneo’, com produção assinada por João Enan e mixagem e masterização do produtor musical Amino Vasconcelos. O trabalho, que foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo – Manaus, conta com três composições: ‘Borboleta Voando no Ar’, ‘A Onça Te Pega’ e ‘Festa de Gambá’.
De acordo com João Enan, a obra é uma homenagem ao Gambá, ritmo musical caboco, que pulsa ao longo dos rios que compõem o Norte do Brasil. “Por meio da estética sonora que estamos trazendo para o Gambá nessa produção, despertamos a curiosidade no público mais jovem sobre essa expressão cultural”, comenta o produtor do álbum, ressaltando que o trabalho conta com a participação dos músicos Duan Raiad, Otto Brau, Amino Vasconcelos, Tércio Macambira e Thiago Barbosa (Hemit).
Ainda de acordo com João, o projeto consiste em uma experimentação musical que visa modernizar e revitalizar o gênero musical amazônico, membro da família dos ritmos de Beiradão, preservando sua essência e benefícios culturais, ao mesmo tempo em que incorpora elementos sonoros contemporâneos e eletrônicos, e o torna mais atrativo para um público diversificado, principalmente para o público jovem.
“Isso foi realizado por meio de pesquisa e experimentação musical, atingindo seu ápice na produção e lançamento desse álbum com três faixas que representam as características dessa nova estética sonora, buscando conquistar um público mais amplo e introduzindo-o à rica cultura do Gambá, a partir de um processo semelhante ao que foi adotado por outros gêneros tradicionais, como o Carimbó e o Boi-bumbá de Parintins, ambos, hoje, valorizados nacional e internacionalmente”, completa João.
Ele destaca, também, que o ‘EletroGambá: Da Tradição ao Contemporâneo’, contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Com ele, nós estamos estimulando a criação artística, preservando e difundindo a cultura, expressando o lado criativo e o desenvolvimento do lado artístico, além de proporcionar o acesso à cultura e o fortalecimento da identidade cultural local. Ou seja, muito mais que um EP, é um trabalho de desenvolvimento e fortalecimento”, finaliza ele.
O Gambá é o nome dado a um tambor e gênero musical de origem afro-amazônica incidente em diversas manifestações culturais, estes primeiros registros escritos datam dos séculos 18 e 19, entre comunidades indígenas da etnia Mawé e quilombolas, nos estados do Amazonas e Pará.