A Justiça Eleitoral determinou que a Força Aérea Brasileira (FAB) retirasse o número 22 na divulgação do evento Portões Abertos, realizado na Base Aérea de Porto Velho (RO) no último sábado (15/10). Conforme a decisão, a menção do número de urna do candidato Jair Bolsonaro (PL) no banner tinha “finalidade eleitoral“.

O número, que seria referente a 2022, foi utilizado na divulgação prévia ao evento. No banner, ele é exibido em fonte grande ao lado do nome, Portões Abertos. Horário, dia e endereço são informados nas partes de cima e de baixo.

A ação pela alteração do cartaz foi movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Segundo o órgão, o uso da numeração no evento, aberto ao público, causaria “evidente benefício eleitoral ao candidato a presidente que concorre com o mesmo número”.

A decisão argumenta que, nas edições dos anos anteriores, como a última, em 2019, a Base Aérea não utilizou numeração alusiva ao ano de referência na divulgação. Para a Justiça, é “evidente o uso do evento público com finalidade eleitoral”.

Artigo anteriorSenador pede ao STF que Bolsonaro apresente lista do orçamento secreto
Próximo artigoCemitérios de Manaus recebem revitalização para visitação no Dia dos Finados